qual a diferença entre o campo e a cidade no período do ciclo do café?
Soluções para a tarefa
Durante o ciclo do café, a maioria da população vivia no campo e a identidade brasileira ainda estava em formação. Existia baixa urbanização brasileira e o país era essencialmente agrário.
Com auxílio dos barões do café, as cidades começaram a entrar em urbanização, principalmente o estado de São Paulo que enriqueceu rapidamente e atraiu - após a abolição da escravatura - diversos imigrantes.
Ciclo do café
A produção de café expandiu-se rapidamente ao longo do século XIX, de modo que na década de 1850 já respondia por quase metade das exportações brasileiras. A primeira grande terra cultivável foi o Vale do Paraíba (estados de São Paulo e Rio de Janeiro) e o trabalho na lavoura era feito com mão-de-obra escrava.
Com o declínio da área, o café foi trazido para o Oeste de São Paulo, onde encontrou outra área para plantação. Trabalhadores livres começaram a ser utilizados, principalmente os imigrantes europeus (sobretudo italianos) que chegaram ao país no final do século XIX e início do século XX.
Foi nesse período que o estado de São Paulo ganhou as influências políticas e econômicas que tem hoje. O café também promoveu fortemente a industrialização, a construção de ferrovias e a urbanização por meio dos barões do café.
Para mais informações sobre a economia brasileira do século XIX, acesse:
https://brainly.com.br/tarefa/21217312
#SPJ1