Qual a diferença entre metáfora , comparação e personificação ?
Soluções para a tarefa
Comparação e metáfora
Figuras muito recorrentes nos textos literários, a comparação e a metáfora fazem parte do grupo das figuras de palavras, também conhecidas como tropo – emprego figurado de palavra ou expressão.
A comparação e a metáfora são muito parecidas. Ambas empregam as palavras fora do seu sentido normal, por analogia. A diferença entre elas está no uso de termos comparativos.
A comparação usa alguns termos de conexão para comparar características entre dois ou mais elementos. Por exemplo: Os olhos dela eram como duas jabuticabas.
A metáfora é um tipo de comparação implícita, sem termo comparativo, estabelecendo uma relação de semelhança, usando termos com significados diferentes do habitual. Por exemplo: A menina é um doce!
Nos exemplos, olhos e jabuticabas são comparados por analogia: as jabuticabas são redondas e escuras como os olhos da pessoa em questão. No caso do exemplo de metáfora, a menina é comparada a um doce por ser meiga, gentil, prestativa. Ou seja, doce, aqui, ganha significado diferente do habitual.
Sou como o vinho, quanto mais velho melhor(Aqui a uma comparação entre mim e o vinho)
Personificação(proposopeia) = Consiste em dar ações de coisas animadas para coisa inanimadas, por exemplo:
O sol me falava coisas incríveis naquele verão(O sol não fala)
Metáfora = É o emprego de um termo com significado de outro em vista de uma relação de semelhança entre ambos, por exemplo:
Sua boca é um cadeado que me prende(A boca não é um cadeado, o que a frase quis dizer, é que ele gosta muito da boca da pessoa, ao ponto de se sentir preso)
Avante!