qual a diferença entre llutero joão calvino e henrique 8 considere suas ideias
Soluções para a tarefa
Lutero foi um influente alemão que se demonstrou descontente com os princípios da igreja naquela época, pois esta andava a enganar os crentes, levando-os a achar que, dando contribuições monetárias para a igreja, teriam o caminho facilitado para o paraíso. Visto isto, Lutero colocou na porta da sua igreja as 95 Teses, que defendiam que o único caminho de atingir a vida divina era pela fé cristã.
Enquanto isso, o Calvinismo (movimento iniciado por João Calvino) foi criado no princípio de que o Calvinista é, em si, um profundo conhecedor da Bíblia Sagrada, que pondera todas as suas ações pela sua relação individual com a moral cristã. O mais importante a ressaltar é que no conjunto das suas características, Calvino defende algo que vai contra o que pode ser o conceito de ''Amar a todos como eu vos amei'', que Jesus Cristo citou na Bíblia, que se transmite no acrónimo TULIP (tulipa em inglês, que pode ser considerada o símbolo deste movimento). Este, resumidamente, afirma que todos os homens nascem com a condição de pecadores, e podem ser salvos se Deus assim o desejar. Caso contrário, estão condenados ao Inferno.
Por fim, Henrique VIII deu origem a outro movimento protestante, por conta da pretensão que o monarca tinha de se divorciar da sua mulher, Catarina de Aragão, para se casar com outra mulher, usando como justificação o facto de Catarina não lhe ter dado um filho varão para subir ao trono. Visto isto, o rei enviou ao papa uma solicitação de divórcio, que não foi concedida, já que que na religião católica da altura, era proibido se divorciar. Após estes acontecimentos, Henrique VIII rompeu com a Igreja Católica e declarando-se o Chefe Supremo da Igreja de Inglaterra (em consequência, todas as terras e bens pertecentes à Igreja passaram para o soberano). O nome dado a este movimento protestante é Anglicanismo, e muitas das características deste mantiveram-se as mesmas que existiam na igreja católica, dado ao facto que o clero manteve as suas posições na nova Igreja.
Entretanto, com o tempo, o Anglicanismo foi se aproximando dos ideais da Reforma Protestante, especialmente do Calvinismo.