Saúde, perguntado por ceya, 1 ano atrás

qual a diferença entre inflamação e infecção

Soluções para a tarefa

Respondido por Hamura
5
A inflamação ou processo inflamatório é uma resposta dos organismos vivos homeotérmicos à uma agressão sofrida. Esta resposta padrão é comum a vários tipos de tecidos vivos e é mediada através de substâncias produzidas pelas celulas danificadas chamadas prostaglandinas. As prostaglandinas aumentam a permeabilidade capilar e também tem o poder da quimiotaxia, atraíndo celulas polimorfonucleadas, Neutrófilos na fase aguda e macrófagos passadas 24 horas. Os polimorfonucleados, por sua vez fagocitam os elementos que estão na origem da inflamação e produzem Histamina e mais prostaglandinas. Estas substancias produzem um aumento do calibre dos capilares responsáveis pela irrigação sanguínea do local, resultando em uma estase vascular, caracterizando um sintoma da inflamação, a coloração vermelha (hiperemia) por causa da cor do sangue, aumento da temperatura local devido à liberação de diversos mediadores químicos presentes no sangue local e o edema ou inchaço devido ao extravassamento do líquido intravascular para o espaço extracelular e consequentemente aumentando o líquido extracelular (LEC) extravascular. Outro sintoma classico da inflamação é a dor causada pela compressão das terminações nervosas realizada pelo edema. 


Infecção é a colonização de um organismo hospedeiro por uma espécie estranha. Em uma infecção, o organismo infectante procura utilizar os recursos do hospedeiro para se multiplicar (com evidentes prejuízos para o hospedeiro). O organismo infectante, ou patógeno, interfere na fisiologia normal do hospedeiro e pode levar a diversas conseqüências. A resposta do hospedeiro é a inflamação. 

Os agentes infecciosos, na maioria das vezes, são seres microscópicos tais como vírus, bactérias, fungos, parasitas (muitos macroscópicos), virions e príons. Os príons estão associados a várias doenças, como por exemplo, a Encefalopatia Espongiforme Bovina, uma doença que acomete o gado conhecida como "doença da vaca-louca" ou a sua variante humana a doença de Creutzfeldt-Jakob. Desta definição conclui-se que em todas as infecções existe uma inflamação, mas nem todas as inflamações são infecções. A inflamação é definida como a presença de edema (inchaço), hiperemia (vermelhidão), hiperestesia (dor ao toque), aumento da temperatura no local e, às vezes, perda de função. Assim, uma simples queimadura de sol já produz uma inflamação, pois a pele fica vermelha, ardida, quente e inchada. Mas, em princípio, não existe infecção pois não há bactérias ou vírus causando esta inflamação. Já uma amigdalite aguda, vulgarmente chamada de dor de garganta, apresenta na garganta todos os aspectos da inflamação e mais a presença de bactérias ou vírus que produziram esta inflamação. A infecção pode levar a formação de pus, num processo conhecido por supuração
Respondido por vanderlei25
15
Qual a diferença entre inflamação e infecção?

A inflamação é a resposta do organismo a uma agressão, como cortes e batidas. Ela causa inchaço, vermelhidão e dor enquanto o corpo se esforça para reparar o local. No caso dos cortes, isso acontece com a formação da cicatriz.

Já as infecções são causadas por agentes externos. O corpo reage a entrada de bactérias, vírus ou fungos

Perguntas interessantes