Qual a diferença entre imunização passiva e ativa e qual delas representa soro e representa vacina?
Soluções para a tarefa
A imunização ativa é aquela que visa combater o patógeno presente no corpo o mais rápido possível, através da aplicação de compostos com células capazes de realizar esse feito. Ex: soro antiofídico, usado para pessoas que sofreram picadas de cobras peçonhentas.
A imunização ativa ocorre quando o próprio sistema imune do indivíduo, ao entrar em contato com uma substância estranha ao organismo, responde produzindo anticorpos e células imunes (linfócitos T). Esse tipo de imunidade geralmente dura por vários anos, às vezes, por toda uma vida. Os dois meios de se adquirir imunidade ativa são contraindo uma doença infecciosa e a vacinação.
A imunização passiva é obtida pela transferência ao indivíduo de anticorpos produzidos por um animal ou outro ser humano. Esse tipo de imunidade produz uma rápida e eficiente proteção, que, contudo, é temporária, durando em média poucas semanas ou meses. A imunidade passiva natural é o tipo mais comum de imunidade passiva, sendo caracterizada pela passagem de anticorpos da mãe para o feto por meio da placenta e também pelo leite.