qual a diferença entre gametofitos e esporofitos
Soluções para a tarefa
Respondido por
10
O gametófito e o esporófito são estruturas multicelulares originadas a partir das fases haplóide (n) e diplóide (2n), respectivamente. A partir do processo meiótico ocorrido nas estruturas esporofíticas, surgem esporos que germinarão e darão origem aos gametófitos. Sendo que esses esporos podem ou não originar de imediato o vegetal que produzirá as estruturas reprodutivas. Se não originar de imediato, então dará origem primairamente uma fase filamentosa conhecida por protonema. Na figura abaixo temos a representação esquemática do ciclo reprodutor de um musgo. É possível observar “E”(esporófito) e “G”(gametófito) e o protonema.O esporófito é sempre muito dependente do gametófito, porém em determinadas classes deBryophyta o esporófito pode fazer fotossíntese ainda no início do seu desenvolvimento. Apesar disso, estas estruturas esporofíticas nunca são ramificadas, se apresentam complexas e podem se dividir em: pé, seta e cápsula. O pé é responsável pela absorção das substâncias necessárias a continuidade do ciclo, está sempre imerso no tecido do gametófito.
jhonnnn1:
valeu
Respondido por
2
Esporófito - Em botânica, chama-se esporófito a fase diplóide das plantas cujo ciclo de vida apresenta alternância de gerações. O esporófito produz esporângios onde, por meiose, se formam esporos haplóides que dão origem ao gametófito, uma planta haplóide multicelular que irá produzir gâmetas, assegurando assim a reprodução sexual da espécie.
Nas plantas vasculares - as espermatófitas e as pteridófitas - o esporófito corresponde à planta "adulta" com um caule e folhas, equanto que o gametófito se encontra reduzido, nas primeiras há o ovário e grão de pólen e, nas segundas, há um protalo, uma planta muito simples e geralmente subterrânea.
Os musgos, fungos e muitas algas, cuja planta "adulta" é haplóide, produzem gâmetas que vão dar origem ao esporófito, que pode estar reduzido a uma estrutura efémera.
Gametófito - Em botânica, chama-se de gametófito a fase haplóide das plantas cujo ciclo de vida apresenta alternância de gerações. O gametófito produz gametas que dão origem ao esporófito, uma planta diplóide multicelular que, por meiose, irá produzir esporos haplóides, que darão origem a novos gametófitos.
Nas plantas vasculares - as espermatófitas e as pteridófitas - o esporófito corresponde à planta "adulta" com um caule e folhas, enquanto que o gametófito se encontra reduzido, nas primeiras ao ovário e grão de pólen e, nas segundas, a um protalo, uma planta muito simples e geralmente subterrânea.
Nas espermatófitas, os gametófitos masculino e feminino encontram-se separados e, tal como em relação ao esporângio, assumem também nomes diferentes:
* microgametófito, o masculino - o grão de pólen; e
* macrogametófito, o feminino - o óvulo.
Nos musgos, fungos e muitas algas, a planta "adulta" é o gametófito haplóide, que produz gâmetas que vão dar origem ao esporófito, que pode estar reduzido a uma estrutura efémera.
Perguntas interessantes