História, perguntado por as1404275, 8 meses atrás

Qual a diferença entre fundamentalismo e fanatismo​

Soluções para a tarefa

Respondido por 00001123964671sp
2

Resposta:

RESUMO

O artigo discorre sobre a confusão entre fundamentalismo e fanatismo que os torna sinônimos impróprios pondo sob suspeita a orientação teológica fundamentalista como fomentadora de violência e intolerância. Trata-se do perigo conceitual dessa confusão na criação de um preconceito para com as igrejas fundamentalistas numa ameaça de generalização do conceito a outras igrejas cuja orientação teológica é de cunho ortodoxo ou mesmo liberal.

Palavras-chave: fundamentalismo, fanatismo, religião

Desde o incidente com as torres gêmeas em 11 de setembro de 2001 ocorre uma confusão de termos na divulgação de notícias referentes ao fundamentalismo. Via de regra, por analogia ao fundamentalismo islâmico, entende-se que fundamentalismo e fanatismo são sinônimos. Tal confusão observa-se até em trabalhos acadêmicos, ou na mídia de massa, onde o fundamentalismo é atacado como uma posição religiosa indesejável por provocar a violência.

Em 28 de fevereiro de 2011 o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso ratificou essa opinião quanto ao fundamentalismo como intolerância conforme artigo publicado pelo Estado de São Paulo:

Perguntas interessantes