qual a diferença entre força centrípeta e força centrifuga?
Soluções para a tarefa
Já a força centrífuga, se trata de uma força que te joga para "fora", ela atua de dentro para fora, por assim dizer. Imagine essa mesma situação do carro, mas agora adote o carro como um referencial em repouso (ele continua em movimento, mas quem vai mudar de posição é você, ou seja, o carro está em repouso em relação à você) mas o resto está em movimento, atuando uma força contra você, e te faz bater na parede interior do carro, durante a curva. Essa é a FORÇA CENTRÍFUGA, que está atuando de dentro da curva para fora (diretamente em você).
PORÉM, a força centrífuga é também conhecida como ficticia, devido ao fato que de que, pegando o exemplo do carro, se estiver alguém do lado de fora do carro observando-o, ele não vai sentir essa força te jogando para fora, apenas você, que está sendo movimentado. Esse mesmo observador vê o carro fazendo a curva, indo para seu centro, devido à FORÇA CENTRÍPETA, então ela existe para o observador.
Espero ter ajudado, qualquer dúvida, avise, tento explicar de um jeito mais simples!
Abraços!
Imagine que você amarrou uma esfera em uma linha e começa a girar a mesma com a sua mão. A esfera irá girar em volta da sua mão em um um movimento circular. O que segura a esfera nessa trajetória é a força centrípeta, que nesse caso é a força da sua mão segurando a linha e evitando que a esfera saia voando pela tangente.
Então, podemos concluir que a força centrípeta é uma força que puxa para o centro do movimento circular, nesse caso, a sua mão. Agora, quando você solta a linha e a esfera sai voando pela tangente dizemos que foi a "força" centrífuga que forçou a esfera a sair do movimento circular.
No entanto, a "força" centrífuga é uma força que não existe, pois nada empurrou a esfera para fora do movimento circular, ela sai do movimento circular e escapa pela tangente somente porque a força centrípeta parou, ou seja, porque você deixou de segurar a linha.
A "força" centrípeta nada mais é que um exemplo claro da primeira Lei de Newton, ou seja, "um corpo em movimento tende a continuar a movimento", a pedra apenas vai continuar o movimento em que ela estava, só que agora, sem a força centrípeta "segurando" ela em uma trajetória circular.
Mas para fins didáticos, podemos dizer que a "força" centrífuga EMPURRA o objeto para fora do movimento circular, enquanto que a força centrípeta PUXA o objeto para o centro do movimento circular.