Filosofia, perguntado por Mateusroyale123, 1 ano atrás

Qual a diferença entre filosofia oriental e ocidental?

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
82
Essa é uma questão que causa muita discórdia entre filósofos, de modo que a resposta varia a depender da linha filosófica em questão. 

Para os filósofos que pensam como Heidegger, a diferença é que a filosofia ocidental supostamente se basearia na razão, rejeitaria os argumentos de autoridade, no método experimental e na rejeição de explicações de caráter místico para a natureza, enquanto que a filosofia oriental se basearia na figura do sábio, como Sun Tzu, na valorização de tradições de pensamento e em um racionalismo misturado com o misticismo.

Por conta disto, alguns pensadores dizem que não existia filosofia no antigo oriente, pois os povos orientais, de acordo com estes pensadores, não haviam abandonado o misticismo e misturavam explicações de caráter místico, como o carma e o equilíbrio das energias, com explicações sobre a natureza.
Respondido por thiiagomoura
0

Muito além das diferenças geográficas, tanto a filosofia oriental quanto a filosofia ocidental possuem diferenças em seu modo de agir/pensar e na abordagem da vida em geral.

 A filosofia ocidental é mencionada como a escola de pensamento da filosofia grega que influenciou grande parte da civilização ocidental. Além disso, a filosofia ocidental tem suas raízes em Roma e no cristianismo, especificamente na judaico-cristã.

Já a filosofia oriental está centrada principalmente na Ásia, mas especificamente envolta da filosofia chinesa. A filosofia oriental, por outro lado, é do confucionismo, do budismo e do taoísmo.

Questão similar no Brainly:

https://brainly.com.br/tarefa/18307752

Quaisquer dúvidas, deixe nos comentários.

Bons estudos :)v

Anexos:
Perguntas interessantes