qual a diferença entre falsificacionismo de Karl Popper e paradigmas de Thomas Kuhn?
Soluções para a tarefa
Explicação:
O falsificacionismo se trata de um método que valida um pensamento como científico, ou não. Para Popper, a ciência deve fazer afirmações que são capazes de serem refutadas (provadas erradas), assim progredindo, por meio do falsificacionismo, o conhecimento científico.
Para Kuhn os "paradigmas" científicos, são os modelos que tratam do funcionamento da ciência, adotados por cada momento histórico, que seriam mudados com o tempo, durante "revoluções científicas".
Kuhn assume uma postura histórica da evolução da metodologia científica, períodos de consenso e obtenção de informação, até o limite do paradigma presente, e a ocorrência de uma revolução científica, que leva a um novo paradigma, e assim sucessivamente.
Popper busca fundar uma visão epistemológica científica, baseada na refutabilidade, ou falseabilidade, como elemento essência para a classificação de um pensamento como científico.
Podemos afirmar que Kuhn, vê o pensamento Popperiano, como uma visão limitada historicamente da epistemologia (reflexão sobre o conhecimento) científica.