Qual a diferença entre exercício físico e atividade física?
Soluções para a tarefa
Resposta:
É comum as pessoas acharem que se trata da mesma coisa. Ambas são muito importantes para a saúde do corpo e do coração, mas têm suas diferenças. A Sociedade Brasileira de Cardiologia explicou o que cada uma significa.
Atividade física
É qualquer movimento corporal. Em outras palavras é tudo aquilo que se faz no dia a dia. Por exemplo, limpar a casa, brincar com os filhos, caminhar até a padaria, passear com o seu cachorro, subir e descer escadas.
A atividade física não é algo programado. Ela acontece pela necessidade natural do ser humano de existir. E ela não deve ser menosprezada. Quem vive no excesso de controle remoto, usa o carro para tudo e evita qualquer tipo de exercício vai ter prejuízos na saúde. Além de ganhar uns quilos
Exercício físico
É uma atividade programada. São movimentos executados de maneira planejada e possuem um objetivo específico. Precisa de constância e deve ser feita sempre acompanhada de um profissional especializado. Só assim será possível saber a intensidade ideal, a duração, as cargas e o objetivo de acordo com o perfil e o estado físico de cada pessoa.
O exercício físico pode servir para equilibrar ou aumentar a musculatura, reduzir o peso corporal, melhorar a capacidade respiratória, diminuir a pressão arterial e precaver o surgimento de algumas doenças. Alguns dos exemplos mais comuns são a natação, a corrida, a musculação, o futebol, o basquete e muitos outros esportes.
Além disso, é uma ferramenta eficiente no combate e prevenção de doenças. Pessoas que têm um estilo de vida sedentário possuem alto risco de doenças do coração. Ou seja, o mais importante é sair do sedentarismo. Inclua na sua rotina atividade física e exercício físico. Seu corpo e sua mente vão sentir as diferenças em pouco tempo.
Explicação:
A "atividade física" é todo o tipo de movimento produzido pelos músculos, que nos causam um gasto energético acima do que teríamos em repouso. Ou seja, ela é tudo o que realizamos no dia a dia quando não estamos descansando. Atividades cotidianas como andar do quarto para a sala, limpar a casa, lavar a louça, passear com o cachorro, descer a escada do prédio, brincar com os filhos, levantar para atender o telefone ou cuidar do jardim, pode ser considerada uma atividade física.
O "exercício físico" é uma sequência sistematizada de movimentos, que são executados de maneira planejada e possuem um objetivo especifico. Ela é repetitiva e deve ser feita com a ajuda de um profissional, porque somente ele pode determinar a intensidade ideal, a duração, as cargas e o objetivo de acordo com o perfil e o estado físico da pessoa.