Qual a diferença entre estilo românico e o estilo gótico podem ser identificadas nessa duas igreja??
Soluções para a tarefa
O estilo românico predominou na Europa entre os séculos XI e XIII e era visto nas igrejas católicas, já o estilo gótico predominou na Europa no século XIV e era visto principalmente em catedrais.
Enquanto no estilo românico o arco era redondo e tinha paredes grossas, no estilo gótico os arcos eram de nervura e as paredes eram esculpidas. Enquanto no estilo românico as janelas eram aberturas estritas e com interiores escuros, no estilo gótico as janelas eram grandes e largas e tinham interiores escuros. Na românica tinha pilares maciços e grandes, já na gótica tinha vitrais vivamente colorido.
Resposta:
Tem aqui 7 diferenças espero que chegue
Explicação:
Uma das diferenças destes dois estilos é a sua iluminação. No estilo gótico os vitrais ajudavam a espalhar luz considerada divina já no estilo romântico havia frestas onde entrava muito pouca luz onde Deus castigador do juízo final governava.
Outra diferença entre estes estilos é a estrutura das paredes. O estilo gótico apresentava paredes finas com arcobotantes enquanto o estilo romântico tinha continha paredes grossas com contrafortes para conseguir suportar o peso das abóbadas pesadas. Isto acontecia porque as igrejas deviam servir como proteção contra as forças do mal e os castelos deviam proteger o povo contra as invasões que ocorriam várias vezes naquela época.
Uma terceira diferença são os arcos em ogiva e as abóbadas de cruzaria de ogiva apresentadas no estilo gótico em oposição ao estilo romântico que tinha abóbadas de berço e arcos de volta perfeita.
No estilo gótico existia decoração abundante enquanto no estilo romântico não tinha muita decoração.
O verticalismo nos edifícios era bastante utilizado no estilo gótico em oposição ao estilo romântico.
As fachadas do estilo romântico eram bastante simples enquanto as do estilo gótico eram bastante trabalhadas utilizando as fachadas das catedrais dando leveza, naturalidade, harmonia e expressividade às suas construções. Estas manifestam uma maior qualidade no tratamento do rosto que os povos ocidentais não conheciam desde do declínio da arte romana.
Em oposição ao estilo romântico em que as construções eram bastante escuras e sem vida o estilo gótico desenvolveu bastante a pintura pela proporcionalidade e realismo corporal.