qual a diferença entre esforço estático e dinâmico?
Soluções para a tarefa
Resposta:
As primeiras pesquisas sobre Postura datam do início do século XIX mas, apesar de ser motivo de estudo há tanto tempo, continua sendo um dos termos mais complexos de se definir.
O termo Postura é usado para descrever o alinhamento do corpo e sua orientação no espaço. É um ato motor, realizado de forma inconsciente, resultante da relação dinâmica entre os segmentos corporais que se adaptam em resposta aos estímulos proprioceptivos.
Não existe uma postura “normal”. Uma postura ideal é usada como ponto de referência, mas raramente o aluno irá ter uma “postura perfeita”.
A postura é considerada adequada quando as forças que sustentam o corpo atuam sem geração de sobrecargas, com a máxima eficiência e o mínimo de esforço – mantendo um alinhamento funcional.
Uma postura inadequada é quando a manutenção do corpo implica na utilização excessiva ou desnecessária de forças musculares e em alinhamentos disfuncionais, assim as posturas inadequadas dificultam os movimentos.
Importância da avaliação postural
A postura é como um corpo se equilibra: se um corpo não se equilibra, ele cai!
Para avaliar a postura é necessário observar como o corpo está se equilibrando. É importante ressaltar que as pessoas são únicas, e suas posturas diferem de acordo com isso.
Um indivíduo aprende desde a infância a equilibrar a arquitetura de seu corpo (suas vivências moldam a sua postura) assim seus hábitos podem criar uma postura forte e estável ou podem treinar o corpo para má postura e instabilidade.
Por isso, faz-se necessário a realização de uma boa Avaliação Postural, para identificar as alterações presentes e consequentemente suas disfunções.
Nos últimos 20 anos houve diversas mudanças no âmbito da Fisioterapia e Reabilitação do esporte, sendo incorporados vários tipos de avaliação: desde uma avaliação estática – de estruturas isoladas -, até a Avaliação Dinâmica integrada e funcional com base no movimento.
Avaliação estática x avaliação dinâmica
A principal distinção entre a Avaliação Estática e a Avaliação Dinâmica é que na Estática observamos assimetrias e compensações estruturadas, mas não conseguimos identificar o comportamento motor ao realizar o movimento.
Além de que não conseguimos mensurar as habilidades individuais, como é avaliado de forma Dinâmica.
É claro que a Avaliação Estática é importante mas não vivemos estáticos! Se o objetivo é a melhora do desempenho e da funcionalidade do corpo de uma forma global, é praticamente impossível traçar metas reais apenas com a observação estática.
O sucesso depende unicamente de o profissional conseguir identificar o movimento disfuncional de forma efetiva. E a pergunta é, como? Pedindo para que o indivíduo se movimente!
Explicação:
num site.