Qual a diferença entre:
Entender e compreender.
Escutar e ouvir.
Falar e dizer.
Soluções para a tarefa
Entender e Compreender
Assim como ouvir e escutar são palavras parecidas, mas com um sentido diferente e mais amplo, entender e compreender também são. Embora nos dicionários as palavras sejam sinônimas, elas apresentam diferenças cruciais e importantes.
As pessoas podem entender algo e não compreendê-lo, bem como não saber explicá-lo também.
Por exemplo, ao estudar química, o aluno aprende e entende que a fórmula da água é H2O, mas não compreende o seu significado, as moléculas que a compõe, que são necessárias exatas duas moléculas de hidrogênio e uma de oxigênio para formar a água. Ele entende, decora a fórmula sem compreender sua real definição.
Ter compreensão sobre os assuntos fará uma profunda diferença para subir os degraus de sucesso ou não de qualquer empreendimento em qualquer esfera da vida de um indivíduo. Compreender requer questionamento, perguntas e a busca pelas respostas. Para compreender não se pode ser apático, conformado, estagnado.
A dúvida e a busca da resposta fazem parte do ser racional. A natureza por si só fez do homem, um ser questionador, sempre procurando desvendar os mistérios da vida. Por esta razão a civilização fez e tem feito grandiosas descobertas. No entanto, a modernidade e a revolução tecnológica têm feito algumas pessoas se acomodarem e pararem no tempo.
Compreensão requer atenção, questionamento e principalmente tempo para pensar, analisar e conquistar o verdadeiro entendimento em todos os assuntos.
Entender difere-se de compreender, pois o primeiro termo designa o fato de se atentar a um assunto, ou seja, prestar atenção a algo e saber seu significado, enquanto para se compreender algo é necessário apreender seu conceito, saber utilizá-lo em variadas situações.
Por exemplo, Maria entende que farinha de trigo é a matéria-prima do pão, mas não compreende os processos para se fazer um pão, nunca o fez, e também não compreende que a produção de um pão e um bolo são parecidas.
Escutar, portanto, é ato de receber um som emitido por alguém, ou por uma fonte, e já ouvir é compreender o que foi escutado e posteriormente até mesmo se saber explicar.
Falar também é um conceito automático - se pode fazer qualquer coisa -, porém ao dizer algo, se pretende transmitir uma informação, ou ensinar algo.
Aprenda mais: https://brainly.com.br/tarefa/38749656
Bons estudos!
– Menino você não me ouviu direito?
– Ouvi sim, eu só não escutei o que a senhora disse.
Pode parecer engraçado, mas há uma grande diferença entre os dois verbos. Como pode alguém ouvir e não escutar?
Ouvir refere-se aos sentidos da audição. A pessoa ouve apenas, mas pode ou não interpreta a comunicação.