Filosofia, perguntado por 086981312118, 11 meses atrás

qual a diferença entre democracia representativa​

Soluções para a tarefa

Respondido por ooliveirajuliaolivei
0

DEMOCRACIA

A democracia é uma forma de governo cujo sentido remete à ideia de governo do povo (ou do cidadão). Nascida na Grécia antiga, a democracia se confunde com a história da filosofia. Veremos a seguir o motivo.

Enquanto a tirania seria o governo de um homem só, na oligarquia o governo seria desempenhado por grupos com privilégios; a aristocracia prevê o governo de uma elite. Mas a democracia seria a forma política segundo a qual todo cidadão tem o direito a expor sua opinião num debate público e, quando necessário, votar pela decisão de determinando assunto. Esta seria a forma da democracia direta.

Para Aristóteles, o homem é um animal político

O surgimento da polis grega é a expressão de que a razão é essencialmente política, no sentido em que Aristóteles definiu o homem como um animal político. Jean-Pierre Vernant, um dos principais teóricos do pensamento grego, assim expressou a relação entre razão e política:  

“De fato, é no plano político que a Razão, na Grécia, primeiramente se exprimiu, constituiu-se e formou-se. A experiência social pôde tornar-se entre os gregos  o objeto de uma reflexão positiva, porque se prestava, na cidade, a um debate público de argumentos. O declínio do mito [e o surgimento da filosofia] data do dia em que os primeiros Sábios puseram em discussão a ordem humana, procuraram defini-la em si mesma, traduzi-la em fórmulas acessíveis à sua inteligência [...] Assim se destacou e se definiu um pensamento propriamente político, exterior à religião [caráter laico da política], com seu vocabulário, seus conceitos, seus princípios. Este pensamento marcou profundamente a mentalidade do homem antigo; caracteriza uma civilização que não deixou, enquanto permaneceu viva, de considerar a vida pública como o coroamento da atividade humana. Para o grego, o homem não se separa do cidadão” (VERNANT, Jean-Pierre. As origens do pensamento grego. Difel, 1984: 94-95).

Perguntas interessantes