História, perguntado por JoãoDeSantoCristo, 1 ano atrás

Qual a diferença entre datas e lavras?

Soluções para a tarefa

Respondido por leticialarissa5
11

Lavra: Local onde o ouro era muito abundante, e que necessitava de um grande número de escravos e capital mais alto.

Datas: São na realidade, frutos de convenções criadas pelo homem para servir de auxilio para a execução de suas atividades.

Respondido por sabercompartilhado1
0

As palavras "datas" e "lavras" foram termos usados durante o "ciclo do ouro"  época em que a extração e exportação do ouro era a principal atividade econômica no período do Brasil Colonial.

As "datas" eram os lotes demarcados na zona aurífera recém descoberta, distribuídos pelo guarda-mor a fim de serem explorados. E as "lavras" eram grandes unidades de extração formadas por importantes jazidas.

O Ciclo do Ouro

Com a queda das exportações do açúcar pela concorrência com os ingleses e holandeses, a extração do ouro passou a ser a principal atividade econômica do Brasil, no fim do século XVII.

A descoberta das jazidas e o início da extração do ouro no Brasil levaram  Portugal a implantar uma administração que assegurasse seus  privilégios e  facilitasse a política fiscal com absoluto controle sobre a mineração.

Descoberta uma zona aurífera, era da competência do guarda-mor demarcar a região e  distribuir os lotes "datas"a serem explorados. A exploração do ouro no Brasil se estruturou em dois tipos: as lavras e as faisqueiras.

As lavras eram grandes unidades de extração formadas por importantes jazidas, com um grande número de escravos. As faisqueiras eram unidades menores de extração feita por garimpeiros sozinhos ou com poucos escravos.

Assim podemos concluir que o ciclo do ouro no Brasil ocorreu no final do século XVII, quando a exportação do açúcar diminuiu devido a concorrência com os ingleses e holandeses.

Aprenda um pouco mais sobre o ciclo do ouro aqui: brainly.com.br/tarefa/37266905

#SPJ2

Perguntas interessantes