qual a diferença entre dança tradicional e dança popular?
(sem ser dança folclórica,por favor)
Soluções para a tarefa
Danças populares, como danças massificadas. Quando dança popular refere-se a algo conhecido e vivenciado por milhares de pessoas, faz-se referência a massificação cultural. São formas de dançar ou trechos coreográficos que se apresentam por meio de grupos musicais de grande inserção na mídia. No entanto, não se deve fixar uma visão negativa ou redutora das expressões culturais massificadas. Danças de tradição recente que se popularizam pelos meios de comunicação, como o samba carioca, o forró e o funk, podem ser incluídas nessa definição. Um dos precursores de danças de moda é Luiz Gonzaga (1912-1989), difundindo, por meio do baião, sua versão das danças e músicas da infância e adolescência no Nordeste.
Danças populares, como segmento artístico autoral. Quando o termo dança popular refere-se a espetáculos ou grupos de dança, faz-se menção a um segmento que se apoia em tradições populares e comunitárias para direcioná-las a outros contextos de criação e recepção. Neste caso, a dança não separada dos demais elementos e os grupos são chamados pelo nome da tradição: grupo de Ciranda, grupo de Coco, ou simplesmente Maracatu, Cavalo Marinho.
Esses grupos que se denominam grupo de dança popular ou grupo de dança folclórica ou grupo para-folclórico formam um segmento que abrange desde grupos escolares e amadores a profissionais. Os espetáculos visam apresentar danças tradicionais em diferentes contextos de apresentação cênica. Prezam a fidelidade em relação a movimentos, figurino e indumentária. Buscam preservar valorização das culturas regionais ou nacionais e o fortalecimento de identidades culturais locais. A transformação das danças tradicionais para espetáculos cênicos tem terminologias que informam sobre: recriação, estilização, transposição, inspiração. A crítica a esses trabalhos é a de produzir cópias modificadas e estereotipadas e, de não deixar clara a transposição de danças para o palco. Sua atuação também pode ser entendida como mediadora entre os grupos tradicionais e públicos que desconhecem ou têm preconceito em relação às culturas populares. Importante área de atuação deste segmento é a educacional para complementar a formação dos estudantes.