Qual a diferença entre “cromátides irmãs” e “cromossomos homólogos”?
Soluções para a tarefa
Cromossomos homólogos contamos dois Centrômeros e cromátides irmãs contamos um Centrômero. Temos, por exemplo, um par de cromossomos homólogos k. Um veio da mãe e outro do pai. Ao pegarmos o que veio da mãe, temos um Centrômero "segurando" um cromossomo k da mãe e a sua cópia. O cromossomo "original da mãe" e sua cópia são as cromatides irmãs que estao unidas por um mesmo centromero.
espero ter ajudado!
bons estudos. :D
Resposta:
Cromossomos homólogos e cromátides-irmãs são comumente confundidas, portanto é importante entender a diferença entre ambos. Os primeiros são os pares de estruturas formadas por DNA que possuem genes complementares. Já as cromátides são os filamentos que surgem a partir da duplicação de um cromossomo.
Para facilitar o entendimento na prática, imagine uma célula que recebeu um cromossomo da mãe, com a informação de cor dos olhos, e um cromossomo do pai, com a mesma informação e localizado em região equivalente ao da mãe. Ambos se pareiam e, portanto, apresentam genes complementares.
Dessa forma, os dois cromossomos possuem os dados referentes à cor dos olhos na mesma região e são, portanto homólogos. As cromátides-irmãs são justamente cada par que formam esses cromossomos.
Explicação: