Qual a diferença entre crescimento econômico e desenvolvimento econômico?
Soluções para a tarefa
Crescimento econômico
Basicamente, diz respeito aos principais números da economia de um país.
Como exemplo, podemos citar o momento em que o país consegue exportar (vender para fora) mais do que importar (comprar de fora). Na prática, isso significa que o saldo da balança comercial é positivo.
Desenvolvimento econômico
Evidencia se a condição de vida da população melhorou de acordo com os dados da economia nacional. Na prática, o desenvolvimento econômico acontece de acordo com o crescimento econômico.
Exemplo prático: Quando há disponibilidade de empregos e bons salários na economia, o cidadão consegue ter uma boa qualidade de vida (alimentação, lazer, saúde).
Lute e acredite em seu potencial!
Resposta:
O Crescimento Econômico tem como parâmetro de base a elevação da produção, da renda e dos gastos que compõem uma economia. Assume uma característica quantitativa, e sua medida nos permite acompanhar a geração de riquezas de uma país em um determinado período de tempo. A principal medida de crescimento adotada no mundo é o PIB (Produto Interno Bruto) mas, não é incomum o uso da renda per capta (Valor da Renda Nacional dividida pelo total da população); interessante que podemos avaliar se a riqueza dos indivíduos de um país, cresce quando o PIB sofre uma elevação. Um crescimento menor do PIB e um alto crescimento da população pode acarretar em uma queda na renda per capta. Considero a renda per capta, um indicador de crescimento econômico mais eficaz do que o PIB, pois nos diz quanto, em média, cada cidadão necessariamente deveria ter recebido, se houvesse uma distribuição igualitária entre toda a população.
O Desenvolvimento Econômico é um processo que tem em sua composição, a associação do crescimento econômico de um país, ao desenvolvimento social de sua população; podemos perceber então, que não envolve apenas medidas quantitativas como o PIB e a renda per capta, mas também qualitativas como a expectativa de vida ao nascer, o nível de escolaridade da população e o grau de concentração de renda.
Explicação: