História, perguntado por Soshe, 1 ano atrás

Qual a diferença entre Consul e Imperador? Tipo Bonaparte, do qual foi primeiro nomeado Consul e depois coroado Imperador... o que isso distingue?

Soluções para a tarefa

Respondido por masdsantiago
4
Consulado foi o regime político que passou a vigorar na França revolucionária após o golpe de estado de 18 de brumário do ano VIII (9 de novembro de 1799). O governo passou então a ser exercido por três cônsules. A saber, Jean Jacques Régis de CambacérèsCharles-François Lebrun e Napoleão Bonaparte.
Sendo Napoleão Bonaparte o mais ambicioso e carismático dos três, tornou-se o mais importante. Mais tarde, ele recebeu o título de "primeiro cônsul vitalício", sendo uma posição maior do que ditador na Roma Antiga, que no sistema romano, tinha poder por um prazo de seis meses. Napoleão permaneceu por muito mais tempo e, depois proclamou-se como imperador de França.

Imperador. Esse
 título é aplicado àquele que tem poder sobre grandes áreas, como os líderes romanos do passado. Napoleão teve esse poder sobre toda a França e todas as áreas por ele conquistadas.

Espero que seja essa a resposta que deseja.












Soshe: Nossa, muito bom. Obrigada mesmo!
masdsantiago: De nada. Fico feliz em poder te ajudar e por ter identificado corretamente sua pergunta e poder responde-la como voce precisava.
Soshe: Perfeitamente!
Respondido por lhjpmf
0

Um cônsul, no caso do consulado francês da época da Revolução Francesa, era um representante do Poder Executivo que dividia o poder com outros dois cônsules, sendo, portanto, mais descentralizado. Um imperador, por outro lado, é um monarca que concentra o poder em sua figura, centralizando o Poder Executivo e não dividindo-o.

Centralização e Descentralização do Poder

Definimos centralização do poder quando este é concentrado em um indivíduo ou grupo pequeno de indivíduos. Podemos citar como exemplo de um sistema político centralizado o Absolutismo europeu.

Já a descentralização do poder consiste na divisão deste nas mãos de vários indivíduos, grupos ou instituições. Dessa forma, um sistema político democrático é, por definição, descentralizado, já que reconhece a divisão dos três poderes e autoridades diversas, como as estaduais, federais e municipais.

Entenda mais sobre centralização e descentralização aqui: https://brainly.com.br/tarefa/20679075

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes