Qual a diferença entre Comércio Internacional e Comércio Exterior?
Soluções para a tarefa
Explicação:
comercio internacional
Essa denominação aborda normas internacionais aplicadas a produtos e serviços, tais como operações de trocas entre países decorrentes de intercâmbio econômico (mercadorias, serviços e mão de obra), político e cultural e existem para facilitar a negociação entre os países, visando aumentar o potencial de trocas comerciais entre eles. Tais normas são aplicáveis de maneira uniforme aos países, buscando facilitar os negócios internacionais ou trocas comerciais entre as nações.
Note que essas regras são criadas e disciplinadas por acordos estabelecidos entre países ou criadas por órgãos internacionais confiáveis e aderidas ao redor do mundo, por exemplo, as regras da OMC — Organização Mundial do Comércio ou da CCI — Câmara de Comércio Internacional.
Passados alguns séculos das primeiras atividades do comércio internacional no Brasil, o país ocupa uma posição mais favorável do que a do início das suas trocas comerciais com outras nações, já que as exportações brasileiras agora se projetam a nível mundial e com maior intensidade. Na América do Sul, atua como protagonista e lidera o Mercosul, bloco econômico com significativo poder financeiro e com capacidade de influenciar as transações comerciais com outros países.
Comércio exterior
Essa área assegurará que a mercadoria esteja nas condições exigidas no momento do transporte, assim como toda a documentação necessária e todos os impostos quitados para que os produtos sejam despachados corretamente. As operações do comércio internacional só são oficializadas depois que passam pela fiscalização das aduanas dos respectivos países, ou seja, pelo comércio exterior, visando atender todas as normas nacionais que dizem respeito à transação de mercadorias e a movimentação de capitais entre as nações.
Hoje, no Brasil, existem alguns sistemas responsáveis por controlar e administrar as atividades referentes ao comércio exterior, como o Siscoserv e o Siscomex, que retratam a evolução desse setor no país.
Siscoserv é a sigla utilizada para o Sistema Integrado de Comércio Exterior de Serviços, Intangíveis e Outras Operações que Produzam Variações no Patrimônio. Ele é responsável pelo acompanhamento e aferição das políticas públicas para o setor de serviços. Já Siscomex refere-se ao Sistema Integrado de Comércio Exterior, uma ferramenta administrativa que inclui as atividades de registro, acompanhamento e controle das operações de comércio exterior. Com a chegada dele, foi possível inovar as operações, informatizando os controles existentes que antes eram feitos com uso de papel, carimbos e assinaturas.
Resposta:
o comércio internacional está relacionado a operações de trocas entre países decorrentes de intercâmbio econômico (mercadorias, serviços e mão de obra), político e cultural. ... O comércio exterior trata das questões tributárias, comerciais, aduaneiras, financeiras e administrativas.
Explicação: