ENEM, perguntado por alvesalana298, 10 meses atrás

Qual a diferença entre autoestima e narcisismo​

Soluções para a tarefa

Respondido por eduardojuniorpg10
3

A principal diferença entre a pessoa narcisista e a que tem uma boa autoestima é a imagem de si mesma. O primeiro se dá uma importância exagerada e distorcida. O segundo tem uma satisfação muito mais interior, menos inflada e melhor argumentada.

O narcisista busca bem-estar e segurança por meio de uma imagem exagerada, o que na realidade é uma autopercepção distorcida. Ele mostra um verdadeiro vazio interno no qual se esconde uma pessoa insegura.

Uma pessoa com boa autoestima baseia seu bem-estar nas relações satisfatórias, e não dá à sua imagem uma importância maior do que ela realmente tem.

Respondido por osmancoldalmeida
0

Resposta:Bem ambos compartilham coisas bem iguais vamos dizer que existe poucas diferenças pois ambos são muito bem iguais pois as pessoas com autoestima saudável ou narcísica se sentem ótimo consigo mesmos e tem um senso de identidade mas se o narcisismo está muito elevado ele acaba se desconectado da autoestima e essa pessoa com o narcisismo muito extremo sofre do transtorno de personalidade narcisista aonde o indivíduo terá uma falsa autoestima exacerbada que no fundo teram nenhuma autoestima.

Explicação:Autoestima é um sentimento de amor e valorização que você tem de si mesmo é se sentir orgulhoso de si mesmo, pessoas com autoestima baixíssima sofrem de um grande complexo de inferioridade e acabam sofrendo de inveja crônica dos outros alguns podem sofrer do transtorno de personalidade narcisista ou podem sofrer de depressão grave ou moderada. Pessoas com baixa autoestima tem pouco amor-próprio e auto-valorização(orgulho próprio) e por causa disso se vê abaixo dos outros, pessoas com frágil autoestima sofrem de uma hipersensibilidade nas críticas dos outros e acabam agindo agressivadamente as críticas por terem um falso ego(ego frágil)mas tem pessoas que com esse ego frágil podem fingir se sentirem superiores aos outros e esse complexo de chamará complexo de superioridade.

Pessoas com autoestima saudável tem uma ótima autoestima nem elevada nem baixa ou baixíssima pois essas pessoas tem um orgulho e amor de si na medida certa sem se considera um Deus ou inferior aos outros.

Muitos acreditam que a autoestima elevada é sinônimo de saudável mas ao contrário muitos psicanalistas descobriram que a autoestima elevada como o narcisismo estão de mãos dadas pois ambos são completamente a mesma coisa. Como uma pessoa narcisista e autoestima elevada se consideram acima da média em beleza, inteligência e empoderamento. Pessoas com autoestima elevada bem diferente da saudável não escutam ninguém pois se consideram acima de todos e por causa disso acabam sofrendo de uma patológica autoconfiança e acabam acreditando que não precisam de ninguém por terem um orgulho desenfreado de si mesmo. Pessoas com autoestima elevada se sentem extremamente auto-suficientes e importantes e por questão dessa sensação de grandeza eles se tornam orgulhosos não escutando ninguém por acreditarem que os outros só falam besteiras e falsidade diante a eles. Pessoas narcisistas tem uma descrença em acreditar nas opniões dos outros por verem elas como sem fundamento e inveja diante as suas opiniões extremamente verdadeiras pessoas narcisistas como pessoas de autoestima elevada vivem no ego patológico e não agradam ninguém só excessivamente a si mesmos pois estão cegos por terem um amor-próprio cego de si.

A autoestima elevada é sinônimo de narcisismo(subclínico) agora a autoestima elevada não é sinônimo de transtorno de personalidade narcisista mas a baixíssima autoestima é sinônimo muitas vezes de transtorno de personalidade narcisista.

Perguntas interessantes