QUAL A DIFERENÇA ENTRE AS
TEORIAS DE PLATÃO E
ARISTÓTELES?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Platão defendia o Inatismo, nascemos como princípios racionais e ideias inatas. A origem das ideias segundo Platão é dado por dois mundos que são o mundo inteligível, que é o mundo que nós, antes de nascer, passamos para ter as ideias assimiladas em nossas mentes.
Aristóteles era um filosofo que defendia o Empirismo, as ideias são adquiridas através de experiência, na realidade o Empirismo não era concreto na época de Aristóteles, muitos filósofos como eu defendo que Aristóteles foi um dos criadores das principais ideias do Empirismo e para outros filósofos ele é apenas um realista, um filósofo que dá muita importância para o mundo exterior e para os sentidos, como a única fonte do conhecimento e aprimoramento do intelecto.
Para Aristóteles os ambientes da relações humanas o ambiente das realizações humanas superiores está no plano material da vida prática e não em um plano de ideias e pensamentos. Por isso, é preciso notar os bens humanos, terrenos e materiais, resgatando-os a partir de um olhar ético cujo objetivo final é a vida boa. Assim então, ele estaria negando a ideia do seu mestre (Platão). Pois, para Platão o mundo da realidade sensível e mundo das ideias, respectivamente. Com esses dois conceitos, Platão estruturou boa parte de sua teoria. O mundo da realidade sensível (kósmos horatós) compõe-se das coisas do cotidiano, a realidade como ela nos aparece à primeira vista. Nós as acessamos através de sensações, e sua mutabilidade constante fazem-nas surgirem e sumirem incessantemente sem uma lógica definida, por isso Platão as concebia como imperfeitas, descontínuas, porque mutáveis. Já o mundo das ideias (kósmos noetós) tinha uma inteligibilidade permanente, sendo que todas as ideias derivavam de uma suprema: a ideia do bem