qual a diferenca entre as propiedades gerais e as propiedades especificas?
Soluções para a tarefa
São propriedades gerais da matéria massa ,extensão, impenetrabilidade , elasticidade, compressibilidade e divisibilidade.
Já as propriedades especificas são próprias para cada tipo de matéria e permitem diferenciar uma da outra.
*As Propriedades Gerais da Matéria são características que estão presentes em qualquer corpo independente de sua substância. São elas: Impenetrabilidade, Elasticidade, Massa, Extensão (Volume), Indestrutibilidade, Inércia, Divisibilidade e Compressibilidade.
. Impenetrabilidade: É a propriedade em que dois corpos não podem ocupar o mesmo espaço ao mesmo tempo.
. Elasticidade: É a propriedade que um corpo tem de voltar a sua forma original, cessada por ma força a que estava submetida.
. Massa: Corresponde à quantidade de matéria que forma um corpo, de acordo com o Sistema Internacional de Unidades (SI), a unidade de medida principal de massa, é o quilograma (kg), e medimos a massa de um corpo através de uma balança.
. Extensão (Volume): Corresponde ao espaço ocupado pela matéria, e de acordo com o Sistema Internacional de Unidades (SI), a unidade de medida principal de volume, é o metro cúbico (m³).
. Indestrutibilidade: É a propriedade que caracteriza o fato de que a matéria não pode ser destruída.
. Inercia: Como o próprio nome já diz, é a propriedade baseada na Lei da Inércia (1° Lei de Newton), criada por Isaac Newton (1643-1727) que diz que: " Todo corpo permanece em seu estado de repouso ou de movimento uniforme em linha reta, a menos que este seja obrigado a mudar seu estado por forças que atuem sobre ele".
. Divisibilidade: Propriedade que caracteriza o fato de a matéria poder ser dividida em diversas partes.
.Compressibilidade: Propriedade que corresponde à variação do volume da matéria, que é reduzida mediante compressão.
* As Propriedades Específicas da Matéria, ao contrário das Propriedades Gerais Da Matéria, as Propriedades Específicas da Matéria, são características exclusivas de uma determinada matéria. Essas características especificam e identificam com exclusividade algumas matérias, diferenciando-as das demais. As características específicas da matéria podem ser divididas em três grupos: Propriedades Físicas, Propriedades Organolépticas e Propriedades Químicas.
. As Propriedades Físicas são aquelas não dependem de transformações, ou seja, são inerentes à matéria. São elas: Ponto De Fusão, Ponto de Ebulição e Densidade.
. As Propriedades Organolépticas são aquelas observadas através dos órgãos (Olhos, Ouvidos, Boca, Nariz e Pele) dos nossos cinco sentidos sentidos (Visão, Audição, Paladar, Olfato e Tato). São elas: Odor, Sabor, Cor, Transparência, Brilho, Textura e etc.
. As Propriedades Químicas são obtidas através de transformação/reação química. Explosão, Corrosão, Efervescência, Combustão, Hidrólise e Reatividade são exemplos de Propriedades Químicas.
E é importante destacar que a matéria pode existir em três Estados Físicos: Sólido, Líquido e Gasoso. Esses estados podem, todavia, ser transformados se submetidos às seguintes mudanças: Fusão (Sólido - Liquido), Vaporização (Líquido - Gasoso), Condensação ou Liquefação (Gasoso - Líquido), Solidificação (Líquido - Sólido), Sublimação(Sólido - Gasoso) e Ressublimação (Gasoso - Sólido).
Espero que tenha tirado suas dúvidas e que principalmente você tenha aprendido. Um abraço, fica com Deus e bons estudos !!!