Biologia, perguntado por gabrielartg841, 3 meses atrás

qual a diferença entre as primeraa celulas para as celula atuais​

Soluções para a tarefa

Respondido por droidsgamer
0

Sendo a célula a unidade fundamental de estrutura e função da vida, estudar a origem da vida é estudar a origem da célula. Ao longo da história da ciência, muitos cientistas se dedicaram a estudar como teriam surgido as primeiras formas de vida e muitas hipóteses foram propostas, sendo a mais amplamente aceita a hipótese da evolução molecular, também conhecida como evolução química.

Segundo a hipótese da evolução molecular as primeiras células teriam sido formadas nos mares primitivos a partir de aglomerados de moléculas orgânicas, que por sua vez teriam se originado das reações químicas — impulsionadas por descargas elétricas e radiação UV — entre as moléculas que compunham a atmosfera primitiva.

Mas de que forma tais aglomerados de matéria orgânica poderiam ter evoluído para as células como conhecemos hoje? As características celulares dos seres vivos atuais e alguns experimentos dão algumas pistas. A membrana plasmática presente nas células é responsável por controlar a entrada e saída das substâncias das células, permitindo a manutenção do ambiente interno adequado a diversos processos essenciais à vida. Sem ela, a célula perde sua estrutura e morre. Dessa forma, há um consenso de que o surgimento de sistemas químicos que permitem isolar os meios interno e externo deve ter sido uma etapa fundamental para o surgimento da vida. Experimentos de laboratório mostram que essa hipótese é plausível, já que em determinadas condições que simulam as condições da Terra primitiva podem ser formados aglomerados de moléculas orgânicas que formam um sistema semi-isolado. Estes aglomerados teriam então dado origem aos seres vivos no momento em que adquiriram a capacidade de regular suas próprias reações e de se autoduplicar.

Perguntas interessantes