Geografia, perguntado por janainareis16p6sfru, 1 ano atrás

Qual a diferença entre as macrorregiões geoeconômicas e as divisões Regiões regionais feitas pelo IBGE? Me ajudemmm

Soluções para a tarefa

Respondido por AnaBAS
14
De maneira breve, a divisão geoeconômica em macrorregiões possibilita uma divisão baseada em aspectos relativos à economia, como o próprio nome já diz, de tal forma que estabelece três grupos: o Nordeste, a Amazônia e o Centro-Sul. Dessa forma, leva em consideração as formas de produção e desenvolvimento econômico dos estados, entende?
A Amazônia, por exemplo, engloba, segundo essa divisão, todos os estados do Norte, o Mato Grosso (menos o sul dele) e toda a parte da Amazônia que está dentro do território brasileiro, caracterizada por uma baixa densidade demográfica e priorização do extrativismo vegetal, agropecuarismo e mineração, existindo também o setor industrial, principalmente em Manaus.
O Centro-sul corresponde aos estados do Sul e Sudeste brasileiros, bem como Goiás, Mato Grosso do Sul e o extremo sul do Mato Grosso e do Tocantins. Essa macrorregião é a mais desenvolvida economicamente, com foco nos setores secundários e terciários (indústria e serviços, respectivamente).
O Nordeste, por sua vez, representa a parcela do território brasileiro que vai do leste do Maranhão até o Norte de Minas Gerais, sendo o complexo regional cuja economia é primordialmente baseada no agropecuarismo, havendo grandes contrastes socioeconômicos entre os estados que o compõem.
Já as regiões estabelecidas pelo IBGE, que são as comumente utilizadas no dia-a-dia, levam em consideração tanto aspectos econômicos quanto territoriais, sociais e naturais.




Espero ter ajudado! Bons estudos!
Perguntas interessantes