Qual a diferença entre as formas simples e composta?
Soluções para a tarefa
Resposta:
simples um verbo. composta dois verbos.
Explicação:
Tendo em vista que o pretérito perfeito integra uma das muitas flexões que atribuímos aos verbos, ocupemo-nos em compreender acerca de ambas as formas que o constituem: a forma simples e a composta. Para tanto, devemos estar cientes, antes de tudo, que não basta apenas memorizarmos tais flexões, como se fosse algo mecanizado. Indubitavelmente, faz-se necessário entendermos o sentido nelas impresso, razão pela qual se estabelecem diferenciações entre um tempo e outro.
Partindo desse princípio, entendamos, portanto, os traços que demarcam as formas simples e composta.
A forma simples se caracteriza por expressar uma ação produzida num certo momento do passado. É a forma empregada para descrever o passado descrito frente a um observador/interlocutor. Vejamos o exemplo que segue:
Entreguei as encomendas e preenchi o relatório.
Já a forma composta expressa a repetição de um processo verbal ou a sua continuidade até o presente em que falamos. Em termos de constituição ela é formada pelo presente do indicativo do auxiliar “ter” e do particípio do verbo principal. Observemos o exemplo em questão:
Tenho estudado nos últimos dias e tenho ampliado bastante meus conhecimentos.
Assim, procurando sintetizar os conhecimentos adquiridos, retomemos as seguintes noções:
O pretérito perfeito, ora expressando uma ação concluída no tempo, afasta-se do presente, ao contrário do pretérito perfeito composto, que, exprimindo um fato repetido ou contínuo, aproxima-se dele (do presente).
Espero ter ajudado :3