Qual a diferença entre Artes marciais, Esportes de combate e Lutas?
Soluções para a tarefa
A luta tem como base a oposição, o combate direto. Portanto difere-se de esportes como futebol, basquete, vôlei ou outros em que há interação com outro objeto, no caso a bola e o alvo seja é gol, por exemplo.
As artes marciais surgiram como uma luta corporal própria para guerras. Ao longo do tempo e da evolução das armas de fogo, a luta corporal perdeu importância na guerra, mas o nome foi mantido.
As modalidades de luta que surgiram para serem usadas na guerra eram chamadas de “Bujutsu” no Japão. Quando o uso delas na guerra não se mostrou mais tão eficiente, foram explorados outros lados da luta, como o desenvolvimento o ser humano em si e os japoneses passaram a chamá-las de “Budo”, por conta da inclusão de elementos filosóficos. Tanto o “Bujutsu” quanto o “Budo” são chamados de Brasil de artes marciais.
Explicação:
Como forma de se manterem vivas e valorizadas pela sociedade, as modalidades de lutas foram mais inseridas no contexto esportivo e a competição tornou-se um ponto importante, já que tornava a luta um espetáculo chamativo. Sendo assim, elas ganham regras específicas e foram inseridas em vários torneios.
De acordo com as informações acima, o Taekwondo é uma luta porque envolve combate com o alvo, mas como foi originado de outras modalidades com objetivos bélicos (para guerra) e envolve o autodesenvolvimento, também podemos chamá-lo de arte marcial.
Resposta:
O termo “luta” é circunscrito por intenções de subjugações entre os sujeitos a partir de conflitos interpessoais e, algumas vezes, por conteúdos humanos contraditórios e ambivalentes.
Já o termo “arte marcial”, configura o contexto das práticas corporais a partir da noção de “metáfora da guerra”, pois estas práticas derivam de técnicas de guerra. A dimensão ética e estética é destacada, identificada pela própria nomenclatura de “arte”, identificada como demanda expressiva, inventiva, imaginária, lúdica e criativa.
Se define o termo “modalidades esportivas de combate” como uma configuração das práticas de lutas, das artes marciais e dos sistemas de combate sistematizados em manifestações culturais modernas, orientadas pelas instituições desportivas.
Em comum, as lutas, as modalidades esportivas de combate e as artes marciais possuem um universo amplo de manifestações antropológicas de natureza multidimensional e complexa.