Qual a diferença entre arquitetura moderna desenvolvida na Europa e a desenvolvida no Brasil?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Principalmente nas primeiras décadas do século XX, a Arquitetura Moderna marcou-se como um período de rejeição aos estilos tradicionais.
Nesse momento, ocorreram modificações em diversos aspectos que deram forma a muito do que é construído até hoje em cidades do mundo inteiro.
Quem conseguiu resumir bem esse espírito foi o alemão Mies van der Rohe (1886 – 1969), em uma frase que é, ela própria, exemplo do seu significado: “menos é mais”.
Esse estilo moderno privilegia tudo o que é simples, mas nunca o que é simplório. Tal característica se manifesta, principalmente, nas formas — que são básicas — e na matéria-prima utilizada, como o concreto aparente, o aço e o vidro (os materiais favoritos da Arquitetura Moderna).
É importante ressaltar que o mundo vivia um período propício a todas essas transformações na forma de fazer arquitetura, pois havia passado pela Revolução Industrial que mudou a maneira de produzir e revolucionou a qualidade dos materiais de construção por meio de novas tecnologias.
Ao redor de todas as peculiaridades que marcam essa vertente, também está a valorização das funções sociais das construções.
Em diferentes graus, todos os grandes arquitetos modernos preocupam-se com a forma como suas criações serão utilizadas, na prática, pelas pessoas.
Um exemplo interessante disso é um dos grandes ícones da Arquitetura Moderna no Brasil: o vão livre do Museu de Arte Contemporânea de São Paulo (MASP), projetado por Lina Bo Bardi e inaugurado em 1947.
O vão é um elemento recorrente em várias obras modernistas. O MASP sintetiza uma característica arquitetônica muito valorizada: a integração das construções com a vida urbana. Ele é palco de diversos eventos e também de encontros cotidianos, tornando-se quase uma praça.
Como se deu a Arquitetura Moderna no Brasil?
Internacionalmente, a Arquitetura Moderna se embasou nos ideais da Idade Moderna e se fortaleceu com as facilidades advindas de um novo meio de produção proporcionado pela Revolução Industrial.
No Brasil, esse movimento foi influenciado pela transformação do modo de entender a arte dada em um dos marcos da nossa história: a Semana de Arte Moderna de 1922.
A Arquitetura Moderna brasileira se deu de maneira mais expressiva entre 1930 e 1950, com as propostas da Semana de 1922.
O movimento pregava a expressão do nacional de forma autônoma e independente dos ideais europeus. Isso marcou o movimento arquitetônico nacional e fez com que um novo estilo de pensar arquitetonicamente fosse desenvolvido, adaptado à nossa cultura, nossas formas e nossos materiais.
Além do MASP, diversas outras obras e seus respectivos arquitetos se destacaram como símbolos da Arquitetura Moderna no Brasil:
Casa da Liberdade e Casa de Vidro, também obras de Lina Bo Bardi;
Edifício Gustavo Capanema, do arquiteto Lúcio Costa;
Palácio da Alvorada, Palácio do Planalto e Congresso Nacional, do mundialmente reconhecido Oscar Niemeyer.
espero ter ajudado ▪︎u▪︎