Física, perguntado por JosySophia, 1 ano atrás

qual a diferença entre antigo conceito de calórico e a formulação do calor como conhecemos hoje ?

Soluções para a tarefa

Respondido por almazzorani
16
Olá!

A diferença principal se dá em relação a sua composição. Antigamente, o calor era visto como uma SUBSTÂNCIA, analogamente a um fluído, que flui de um objeto com mais calor para outro com menos calor até atingir o equilíbrio térmico; isso porque ainda não se tinha um conhecimento concreto acerca de o que é energia. 
Atualmente, sabemos que o calor é um PROCESSO, e não mais uma substância; sabemos que o que é trocado entre corpos com diferentes temperaturas (e, portanto, diferentes energias térmicas) é a própria energia por meio de processos de troca (como convecção, irradiação e condução). O calor é, então, o nome que se dá ao processo de troca de energia até que se obtenha o equilíbrio térmico.

Cabe uma curiosidade: o uso atual da expressão "troca de calor" é, de acordo com o que acabei de falar acima, a rigor, errado; porém, como historicamente sempre fora utilizado para simbolizar a troca de energia entre dois objetos, ainda é aceito seu uso. Tanto é que em muitos vestibulares e em provas de processos seletivos ainda é utilizada a expressão "troca de calor"

E o que muda?
Imagine um caso em que você põe em contato dois objetos de temperaturas diferentes. Pelo que sabemos da Lei Zero da termodinâmica, ao pô-los em contato, tenderão a chegar numa temperatura de equilíbrio em algum momento. O que "flui" de um para o outro até que se chegue até essa temperatura de equilíbrio é Energia do tipo Térmica, e o processo de troca é o que se chama Calor.

Abraço!
Perguntas interessantes