Biologia, perguntado por Ronnylson, 1 ano atrás

Qual a diferença entre alterações cromossômicas numéricas e alterações cromossômicas estruturais

Soluções para a tarefa

Respondido por kadudourado
108
As alterações cromossômicas numéricas se dão por meio de divisão miótica das células que reduz o número de cromossomos das células filhas em relação a célula mãe e também devido a variação de uma espécie a outra.
As alterações cromossômicas estruturais se dão por meio do processo de crossing over em que ocorre as sinapses com formação de quiasmas possibilitando uma variabilidade gênica. E ainda pode fazer relação a principalmente as diferentes formas que os cromossomos podem ter diferenciando assim funções. como por exemplo os cromossomos humanos que que são 23 pares no qual 1 é sexual, tendo cada um sua forma e ainda funções diferentes . 
Respondido por tamyresdejesus
29

As alterações cromossômicas numéricas e estruturais são chamadas de aberrações cromossômicas e possuem diferentes origens, mas ambas modificam de alguma forma o genoma do indivíduo. A principal diferença é onde ocorre a alteração: no genoma ou na forma dos cromossomos.

As alterações cromossômicas numéricas podem ser euploidia, quando ocorre mudanças no número total do genoma, ou aneuploidia, que se trata da alteração na quantidade de cromossomos, como é o caso da Síndrome de Down (foto).

As alterações cromossômicas estruturais, como o nome indica, são alterações que ocorrem na estrutura do cromossomo, incluindo perda de parte do cromossomo, quebra, duplicação ou translocação.

Leia mais sobre alterações cromossômicas em:

https://brainly.com.br/tarefa/19034572

Anexos:
Perguntas interessantes