Geografia, perguntado por natantantanferr, 1 ano atrás

Qual a diferença entre agricultura e pecuária intensiva e extensiva?

Soluções para a tarefa

Respondido por falarodrigo
6
Prezado Natan,

A agricultura (o cultivo) e a pecuária (criação de animais) na modalidade intensiva implica em um uso intenso de investimentos em termos de capital (dinheiro), trabalho (pessoal) e tecnologia moderna. Neste sentido, nas plantas, por exemplo, utiliza-se de fertilizantes químicos, agrotóxicos para combater as pragas, correção do ph do solo, mecanização (tratores e outros equipamentos nas diferentes etapas de produção (preparação do solo, plantio, colheita etc.), sementes selecionadas ou geneticamente modificadas, sendo comum o uso da irrigação, drenagem dos solos e outros recursos. No âmbito da pecuária intensiva, os animais passam, geralmente, por confinamento (sendo presos em um espaço fechado, sendo utilizadas rações para sua alimentação), bem como é comum o uso de técnicas como a manipulação genética, o uso de inseminação artificial (com o uso de sêmen ou embriões de animais de alta produtividade), acompanhamento por veterinários de forma individual, dentre outras práticas.

Como pode perceber, é bastante cara a modalidade intensiva e seu objetivo está em aumentar a produtividade das plantas e animais destinados à comercialização, em um espaço bem menor do que o da extensiva. Geralmente, emprega uma menor quantidade de pessoas, em função de necessitar de maior qualificação e do uso de máquinas.

Quanto à modalidade extensiva os animais são criados livres, soltos no pasto (capim), sem tanto investimento em termos de gente, capital (dinheiro) e tecnologia. Na agricultura essa modalidade está relacionada ao uso de técnicas tradicionais ou bem simples, com um maior uso de mão de obra humana e pouco uso de máquinas. É comum que os agricultores usem as sementes da safra anterior nas novas plantações.

Enfim, as modalidades intensiva e extensiva se diferenciam pelo grande investimento da primeira em comparação com a segunda, em termos de máquinas e trabalhadores qualificados, bem como a busca por uma grande produtividade na primeira.

Bons estudos!
Anexos:

natantantanferr: Obrigado!
falarodrigo: Por nada.
Perguntas interessantes