Geografia, perguntado por lucazalmeida17, 1 ano atrás

Qual a diferença entre a teoria neomalthusiana e a reformista

Soluções para a tarefa

Respondido por izabelaribeiror97
19

1 resposta · Ajuda para Lição de Casa

Melhor resposta

Após a Segunda Guerra Mundial, houve um grande aumento nos índices de crescimento populacional, que contou com a diminuição das taxas de mortalidade provocada pela revolução médico-sanitária (vacinas, distribuição de remédios, etc.).


Nesse momento retorna a ideologia de Thomas Malthus em relação ao crescimento demográfico, originando a teoria neomalthusiana. Segundo essa linha de pensamento, a fome, a pobreza e a miséria se dão pela existência de uma população numerosa.


Sugerindo como solução para o fim da pobreza, o controle demográfico. A teoria neomalthusiana sugere que os gastos feitos com uma população crescente impedem o crescimento econômico e a possibilidade de uma melhoria global da situação de vida e da renda per capita das nações pobres.


Para confrontar a teoria neomalthusiana, surgiu a teoria reformista que propunha melhores condições de vida aos pobres para que ficassem aptos para o trabalho deixando assim, a fome, a pobreza e a miséria.

Respondido por analaurasantos2006
48

A Teoria Neomalthusiana acredita que o motivo do subdesenvolvimento dos países era o aceleramento do crescimento populacional, e com isso, defendiam o uso de métodos contraceptivos. Já a Teoria Reformista, ao contrário da Neomalthusiana, acredita que a causa do crescimento da população é a miséria.

Perguntas interessantes