Qual a diferença entre a teoria fenomenológica e a existencialista
Soluções para a tarefa
existencialismo é uma filosofia ética, que questiona sobre a nossa ação no mundo, a maneira como nos colocamos e estabelecemos nossos valores, como escolhemos ou deixamos de escolher.
Reflete sobre questões como a liberdade de ser, a angústia, o sentido da vida, a finitude, a autenticidade, entre outras, analisando o ser humano em seus aspectos concreto, singular, afetivo e temporal.
fenomenologia é um método epistemológico de aquisição de conhecimento, um método que estabelece um modo sobre como entendemos as coisas e o mundo, que compreende que não há uma dicotomia entre sujeito e objeto, mas uma correlação entre eles. Busca observar os fenômenos tal como eles aparecem para uma consciência, não tem como busca os fatos objetivos, mas suas possíveis descrições subjetivas.
"Teoria das aparências", expressão cunhada pelo filósofo Jean-Henri Lambert para distinguir a aparência das coisas do que elas são em si mesmas.
A fenomenologia é, portanto, uma descrição daquilo que se mostra por si mesmo, de acordo com o "princípio dos princípios": toda intuição primordial é fonte legítima de conhecimento. Situa-se como anterior a toda crença e juízo e despreza todo e qualquer pressuposto: mundo natural, senso comum, proposição científica ou experiência psicológica.
Existencialismo não deixa de ser uma tendência que se faz sentir ao longo de toda a história da filosofia. Assim sucede, por exemplo, com o imperativo socrático "conhece-te a ti mesmo";