Geografia, perguntado por RafaelaAlves691, 1 ano atrás

Qual a diferença entre a produção de café e açúcar no Brasil ?

Soluções para a tarefa

Respondido por leticiaamaro7
1

A cana colhida é processada com a retirada do colmo (caule), que é esmagado, liberando o caldo que é concentrado por fervura, resultando no xarope, a partir do qual o açúcar é cristalizado, tendo como subproduto o melaço ou mel final. O colmo é às vezes consumido in natura (mastigado), ou então usado para fazer caldo de cana e rapadura. O caldo também pode ser utilizado na produção de etanol, através de processo fermentativo, além de bebidas como cachaça ou rum e outras bebidas alcoólicas, enquanto as fibras, principais componentes do bagaço, podem ser usadas como matéria prima para produção de energia elétrica, através de queima e produção de vapor em caldeiras que tocam turbinas, e etanol, através de hidrólise enzimática ou por outros processos que transformam a celulose em açucares fermentáveis. 

2) - CAFÉ 

Plantio 
Escolha do local 

Na escolha do local da futura lavoura, devem ser evitadas as seguintes situações: 
1. terrenos voltados para faces sujeitas a ação dos ventos frios que são prejudiciais ao cafeeiro; 
2. locais que tenha tido cafezais há menos de 5 anos, porque essa condição poderá favorecer o aparecimento de pragas e moléstias no novo cafezal principalmente os nematóides; 
3. baixadas úmidas; 
4. topografias muito íngremes, solos rasos, pedregosos ou muito erodidos. 

Sistemas de Plantio 

Para a maioria das regiões cafeeiras do estado de São Paulo, o sistema de plantio de café que pode ser recomendado de modo geral é o de livre crescimento. 
Neste sistema o espaço básico indicado é o de 4 x 2,5m para as variedades Mundo Novo e Bourbon Amarelo, podendo entretanto essa distancia sofrer pequenas alterações para mais ou menos em função de condições locais e dos tratos a serem dispensados ao cafezal e que poderio influir no seu desenvolvimento. 

O número de mudas por cova deverá ser de 2 a 3, sempre dispostas no sentido das linhas e mantendo entre si uma distancia de 20 a 25 cm. 

Para as regiões altas (acima de 650 metros) e menos sujeitas a períodos de secas prolongadas, especialmente aquelas situadas ao longo da divisa com o estado de Minas Gerais, poderá ser recomendada o plantio no espaçamento de 3 x 2m, com 2 plantas por cova e condicionado ao decote das plantas a uma altura máxima de 1,5m do solo quando as mesmas apresentarem tendência para o fechamento nas ruas. 

Este decote deverá ser renovado em ciclos de 3 a 5 anos e sempre após uma safra elevada, ou na previsão de uma pequena produção no ano seguinte. Essa operação deverá ser efetuada nos meses de agosto ou setembro após o término da colheita. 

Esse sistema proporciona uma maior produção por áreas especialmente nos primeiros anos. Favorece também a operação da colheita quando a mesma é feita por derriças a mão ou em cereja. 

Por se tratar de sistema mais intensivo é indispensável uma assistência mais efetiva do técnico.
Perguntas interessantes