Música, perguntado por fernando007765, 8 meses atrás

Qual a diferença entre a música eridita clássica e a musica contemporânea? Parece que a música contemporânea tem uma base - o ritmo; que fica se repetindo. A musica erudita não tem esse ritmo. Como se chama isso? Como se explica?​

Soluções para a tarefa

Respondido por domingosdd
2

Resposta:

Música Erudita: se trata de uma composição musical totalmente escrita. Erudição ou ser erudito remetia em certo período a uma pessoa que era alfabetizada, que sabia ler e escrever. Então um músico erudito era aquele que utilizava da escrita e do ato de escrever para compor sua obra musical.

Música Clássica é um termo que utilizamos no cotidiano como sinônimo de música erudita. Correto? Mas música clássica é um tipo de música erudita.  

Para os músicos, a música que chamamos de clássica remete a um determinado período histórico, e por assim então, remete a uma série de valores estéticos e jeitos de se fazer música.

O período Clássico na música decorreu de fato entre 1750 e 1820. Provavelmente seja o período em que a música erudita, ou seja, a música escrita, foi mais comunicativa e próxima ao povo.

Os períodos da história da música são: Música Medieval, Música Renascentista, Música Barroca, Música Clássica, Música Romântica, e música do Século XX. São mil anos desde que a escrita da partitura foi inventada.  Portanto erudita ou clássica para o dia a dia tratamos como a mesma coisa, mas para o estudo da história da música possui suas variações.

A música contemporânea valorizava especialmente a inovação e a criatividade. Entre os mais importantes compositores da música contemporânea, incluem-se: Karl-Heinz Stockhausen, considerado um dos maiores compositores do final do século 20, suas obras revolucionam a percepção de ritmo, melodia e harmonia

Deste modo, a música que começa a ser produzida neste período rompe com as composições realizadas até o século XIX, questionando padrões considerados estabelecidos e inserindo novas estéticas sonoras.

– Modificação do conceito de melodia

– Maior experimentação e pesquisa de sons

– Valorização do timbre

– Inclusão de ruídos  

– Percepção do silêncio

– Noção de espaço

– Criação de novas grafias

– Influência da tecnologia

De maneira simplificada, podemos concluir que as modificações trazidas pela música contemporânea em sua forma de pesquisar e de compor as peças musicais, modificaram também os padrões de escuta desta música. A música contemporânea se nutre de processos culturais múltiplos que inserem novas sonoridades e estéticas que abarcam uma série de ritmos e estilos.


fernando007765: Obrigado. E quanto à questão do ritmo que percebemos muito forte na música contemporânea mas não na clássica ?
Perguntas interessantes