Qual a diferença entre a grande metrópole nacional, metrópole e capital regional?
Soluções para a tarefa
Resposta:
o Brasil, as metrópoles nacionais são Porto Alegre, Belo Horizonte, Curitiba, Salvador, Recife, Fortaleza e Brasília. As metrópoles regionais – eventualmente denominadas de centros regionais – são cidades que polarizam uma região de considerável porte no país, tornando-se uma referência econômica em nível local.
Explicação:
Resposta:
Metrópoles nacionais:
As metrópoles nacionais são as cidades que concentram boa parte das atividades econômicas, políticas e culturais em um país. A influência delas não costuma ultrapassar fronteiras, mas a convergência de serviços, indústrias, empresas e de população faz que sua importância exceda o âmbito regional. No Brasil, são exemplos de metrópoles nacionais Belo Horizonte, Curitiba, Salvador, Porto Alegre, Recife, Fortaleza e Brasília.
Metrópoles regionais:
As cidades de grande porte populacional que são polos econômicos no seu estado, mas cuja influência tende a ser apenas local, são chamadas de metrópoles regionais. Muitas vezes, são cidades que agem como intermediários no transporte de cargas, produtos e pessoas ligando as pequenas cidades às maiores. Exemplos disso no Brasil são Manaus, Goiânia, Belém e Campinas.