qual a diferenca entre a grande ea pequena circulacao
Soluções para a tarefa
A pequena circulação, também chamada de circulação respiratória,
é a passagem do sangue venoso (pobre em O²) pelos pulmões e voltando para o
coração com a finalidade de trocar o dióxido de carbono produzido pelo
metabolismo por oxigênio.
A grande circulação é a passagem do sangue arterial (sangue
oxigenado) pelos demais tecidos do corpo com a finalidade de suprir a
necessidade de oxigênio dos mesmos e voltando para o coração para reiniciar o
ciclo.
A grande circulação, ou circuito sistêmico, é a designação dada à parte da circulação sanguínea que se inicia no ventrículo esquerdo. Dali, o sangue (sangue arterial) é bombeado pela contração do ventrículo esquerdo para a artéria aorta.
O sangue venoso ou seja, o que é pobre em oxigênio, (nesta etapa da circulação, já que o mesmo não acontece na pequena circulação) volta ao coração pelas veias cavas, introduzindo-se assim na aurícula direita. Da aurícula o sangue passa para o ventrículo direito através do orifício atrioventricular, onde existe a válvula tricúspide. Assim, a grande circulação começa no ventrículo esquerdo e termina no átrio direito. Ventrículo esquerdo → Tecidos → Átrio direito (Coração → corpo → coração).
Na pequena circulação, o sangue venoso que se encontra no ventrículo direito vai para as artérias pulmonares dirigindo-se para os pulmões percorrendo os capilares pulmonares, onde se realiza a hematose, ou seja, as trocas gasosas. O sangue arterial volta ao coração através das veias pulmonares, entrando no átrio esquerdo. Ventrículo direito → Pulmões → Átrio esquerdo (Coração → pulmão → Coração).