Geografia, perguntado por joaopedrocordio, 1 ano atrás

qual a diferença entre a formação estados de Israel e Palestina?

Soluções para a tarefa

Respondido por yolandaenfermep3fry3
1
TEXTO:
Até a formação do Estado de Israel a região da Palestina sofreu influência do imperialismo franco-britânico que permitiu a compra de territórios na região por judeus ricos. Após a Segunda Guerra, quando são reveladas as atrocidades dos nazistas contra os judeus, a ONU fez negociações para a criação do Estado de Israel, o que aconteceu em 1948. 57% das terras da Palestina foram reservadas para Israel e 43% para os palestinos, sendo Jerusalém uma área internacional. Os países árabes, de maioria muçulmana, nunca aceitaram a criação do Estado de Israel. Inglaterra e os EUA apoiaram a criação de Israel pelo interesse que tinham em ter um aliado na região.1ª Guerra (1948) Egito, Iraque, Jordânia, Líbano, Síria e Arábia Saudita, países da Liga Árabe, declaram guerra a Israel por não reconhecerem a criação do Estado. A guerra é vencida por Israel com o apoio dos EUA, em 15 de maio de 1949. Israel ocupou a Galileia e o Deserto de Neguev, Jerusalém foi dividida entre Israel e Jordânia, que criou também a Cisjordânia. O Egito incorporou a Faixa de Gaza.2ª Guerra (1956) Em outubro desse ano, Israel declarou guerra contra o Egito, com o apoio da Inglaterra e da França em resposta à nacionalização do Canal de Suez e ao fechamento do porto de Eilat, ameaçando os projetos israelenses de irrigação do Deserto de Neguev e os interesses franco-britânicos na região. Israel não só venceu a guerra como também incorporou os territórios da Península do Sinai e do Golfo da Ácaba. No entanto, pressões da União Soviética e dos Estados Unidos fizeram Israel recuar às fronteiras de 1949, sob a supervisão da ONU.3ª Guerra (1967) Conhecida como “Guerra dos Seis Dias”, teve início com a intensificação dos ataques do Al Fatah contra Israel, apoiado pela Síria. Israel ataca a Jordânia e, em maio de 1967, Jordânia, Síria e Egito assinam um Acordo de Defesa Mútua. Em julho as forças israelenses atacam o Egito e em menos de uma semana, derrotaram o exército inimigo. Desde então, Israel ocupa a Faixa de Gaza, a Cisjordânia e as colinas sírias de Golã.4ª Guerra (1973) Síria, Egito e Israel se envolvem novamente em uma guerra. Os dois primeiros países atacam Israel com o objetivo de recuperar os territórios perdidos na guerra anterior. O ataque foi no dia do feriado judeu do Yom Kippur (Dia do Perdão). Israel vence novamente e a guerra acaba com a interferência da URSS e EUA. Autoridade Palestina O Al Fatah abandona a orientação terrorista e vira Organização para a Libertação da Palestina (OLP), cujo principal líder foi Yasser Arafat.Essa organização foi reconhecida pela ONU e é membro observador da instituição.A Intifada Rebelião popular em Gaza (1987) casada pelo atropelamento e morte de quatro palestinos por um caminhão do exército israelense. Jovens passaram a apedrejar e arremessar paus contra os tanques israelenses que revidavam de forma violenta. A rebelião movimentou a opinião pública internacional em favor dos palestinos.
1)Identifique a relação entre a constituição do Estado de Israel e a Guerra Fria?
2)Avaliando os diversos conflitos na região, identifique uma possível solução para a disputa da região entre árabes e israelenses?
3) Faixa de gaza e cisjordânia são regiões da Palestina ocupadas por Israel. Identifique quando isso acontece e a relação desse fato com os conflitos atuais na região

joaopedrocordio: Obrigado:D
Perguntas interessantes