qual a diferença ecológica entre mar, mengues e rios ?
Soluções para a tarefa
Rios – Na maior parte do tempo possuem apenas água doce, os rios se mantém em constante movimento e seguem um caminho
para abastecerem os mares e oceanos, e também possuem grande variedade de vida.
Oceanos – São corpos de águas salgadas, estão presentes em todo o planeta. Abrigam mais de 2 milhões de espécies marinhas, sendo apenas 230 mil conhecidas. Os oceanos são as áreas que mais ocupam espaço no planeta
— os mangues, acostumados a periódicos banhos de mar. “Essa vegetação, típica das regiões tropicais, evita que as ondas destruam tudo pela frente, ao alcançarem a terra”,
“Ela também protege as áreas ribeirinhas dos rios contra as enchentes, ao diminuir a força das inundações.” Mas não pára por ai a importância das florestas de mangues, ou manguezais, que delineiam cerca de 25 % dos litorais do planeta.
os manguezais também funcionam como barreira no sentido inverso, impedindo que produtos do continente sejam despejados nas águas costeiras. “Quando há desmatamentos próximos às áreas litorâneas, as raízes aéreas dos mangues retêm os sedimentos do solo”
Não é história de pescador: a responsabilidade pela concentração de cardumes nesse espaço reduzido de mar cabe, mais uma vez, aos recém-valorizados manguezais. Só na década de 70, afinal, surgiram os primeiros estudos, realizados nos Estados Unidos, atestando sua importância para a ecologia. “A cadeia alimentar marinha começa nessas florestas.