Artes, perguntado por bianca22234, 10 meses atrás

Qual a diferença do Teatro Épico para o Teatro realista​

Soluções para a tarefa

Respondido por rafaela783597
4

Teatro épico:O Teatro Épico é produto do forte desenvolvimento teatral na Rússia, após a Revolução Russa de 1917 e na Alemanha, durante o período da República de Weimar, tendo como seus principais iniciadores o diretor russo Meyerhold e o diretor teatral alemão Erwin Piscator, neste tempo as cenas épicas alemãs recebiam o nome de cena Piscator, dado o extensivo uso de cartazes e projeções de filmes nas peças dirigidas por Piscator. Mas o grande propagandista do teatro épico foi Bertolt Brecht 

O crítico norte-americano Norris Houghton afirma, com grande razão, que Brecht e Piscator aprenderam o teatro épico de Meyerhold e que todos nós o conhecemos através de Brecht (1962,pg17). 

Brecht e o Teatro Épico 

Bertolt Brecht aprofunda seus primeiros escritos sobre o teatro épico no prefácio a montagem de uma de suas peças Ascenção e Queda da Cidade de Mahagonny (Aufstieg und Fall der Stadt Mahagonny). Mahagonny é uma sátira-política em forma de ópera, com músicas de Kurt Weill e texto de Bertolt Brecht, cuja estréia se deu em Leipzig em 9 de março de 1930, depois em Berlim em dezembro de 1931. 

No prefácio a esta ópera Brecht monta um quadro comparativo sobre as diferenças entre o teatro dramático e o teatro épico, destacando que eles não são antagônicos (texto integral mais abaixo). O que pode ser comprovado por algumas de suas peças escritas por Brecht posteriormente, onde o dramático predomina, como em Os Fuzis da Senhora Carrar'. 

Durante seu exílio, ao longo do período nazi-fascista na Alemanha e da II Guerra Mundial, ele aprofunda suas teses sobre este teatro, que, segundo Brecht, teria em Charles Chaplin um modelo de interpretação épica, com sua personagem Carlitos. 

O próprio Brecht afirma que sempre existiu teatro épico, seja na intervenção do coro no teatro da Grécia clássica, na Ópera Chinesa e até no dadaísmo, tese bastante desenvolvida por Anatol Rosenfeld em seu Teatro Épico.

Teatro realista:De tal modo, centrado nesses aspectos, o movimento realista demostra as diversas facetas do cotidiano e também dos seres humanos, desde os problemas sociais, financeiros, amorosos, familiares, tal qual a falsidade, a impotência, o egoísmo, os conflitos psicológicos, etc. Além disso, temas polêmicos como a prostituição e a promiscuidade são explorados.

O palco do teatro realista demostra a preocupação com os textos teatrais e sua revelação na arte dramática. Assim, os cenários realistas são vazios e destituídos de grandes detalhes. Para tanto, o foco principal é revelar as mazelas da sociedade e das profundezas do ser humano.

Com isso, o teatro realista esteve preocupado com a verdade e a realidade; e além disso, com o tempo presente em detrimento do passado. O que importava era demostrar os problemas do ser humano e da sociedade da época

Perguntas interessantes