Sociologia, perguntado por toynmilgrau, 11 meses atrás

QUAL A DIFERENÇA DO PRECONCEITO RACIAL NORTE AMERICANO AO PRECONCEITO RACIAL BRASILEIRO

Soluções para a tarefa

Respondido por thais1204
26

A questão do racismo se acentuou no Brasil. Ou melhor, a sociedade está condenando o preconceito e colocando-o em evidência como nunca o fez. E isso é positivo. Representa uma nova tomada de consciência social. O que é mais difícil e ao mesmo tempo urgente para o Brasil, onde o número de negros e pardos supera o de brancos, é analisar a raiz do racismo que não é vivido igualmente nas diferentes partes do mundo.



Um negro, um indígena ou um mestiço podem ser alvo de preconceito por motivos diferentes. Um negro pode ser essa vítima simplesmente por ser negro. Trataria-se, no fundo, de reconhecer que ele pertence a uma raça inferior. É o racismo que não tem saída. Quando nos Estados Unidos os negros não podiam andar de ônibus ao lado dos brancos nem usar o mesmo banheiro, a discriminação era de raça. Era como se estivessem deixando os porcos entrarem em casa.


Quando no Brasil a polícia, na rua, flagra um assalto e um negro e um branco saem correndo, o mais certo é que tente deter o negro, que para o policial é o mais provável que seja um bandido. Nesse caso, o racismo não é necessariamente racial. A noção geral é de que os negros estudam menos, sabem menos, são mais pobres e, portanto, são mais inclinados ao crime. É um racismo social.

Perguntas interessantes