Qual a diferença do Parto normal pra cesariana?
Soluções para a tarefa
Resposta:
O parto normal ocorre como o nome diz normalmente sem ação de terceiros onde o bebe quando estiver pronto para "sair" vai girar apontar a cabeca para direção da vagina da mae que vai estar dilatada em razão dos hormonios, e o bebe vai sair com a forca da mae.
no parto cesariano vai haver ação de terceiros onde vai have cedação da mae e um corte localizado um pouco acima do ventre.
o problema do parto normal é que judia muito da mae e em alguns casos pode levar a morte da mae, porem o bebe tb tem riscos onde na "girada" o cordão pode se enrolar no pescoço do bebe e acabar as fixiando, já o problema do cesariano é que gera cicatrizes e ema alguns casos cicatrizes bem marcantes.
espero ter ajudado
Explicação:
Resposta:
Dor
Parto normal: a dor acontece durante todo o trabalho de parto por conta das contrações e da força que a mãe precisa fazer para que o bebê nasça. "No entanto, sempre há a possibilidade de a gestante tomar uma anestesia para amenizar a dor e o pós-parto é bem mais tranquilo".
Parto cesárea: a grávida não sente qualquer tipo de dor durante o parto cesárea por causa da anestesia, mas pode sofrer mais no pós-operatório com as dores da cicatriz. "Caso ela sinta muita dor, o obstetra responsável pode prescrever uma medicação que atenue essa sensação".
Corte
Parto normal: pode ser feito um corte na região entre a vagina e o ânus, chamado episiotomia. A realização ou não do corte é uma decisão da gestante junto com o obstetra, que pode ser a favor ou contra a técnica.
Parto cesárea: é feito um corte na pele, bem acima da linha dos pelos púbicos, por onde o bebê será retirado. Esse procedimento é padrão do parto cesárea e não tem variações no procedimento. A retirada dos pontos costuma acontecer de uma semana a dez dias após o parto.
Cicatriz
Parto normal: a cicatriz do corte períneo é quase imperceptível. "Pelo fato de o corte ser feito perto de um lugar contaminável, é necessária uma higienização mais cuidadosa". "O médico pode receitar um spray anestésico e antisséptico próprio para a região, que deve ser aplicado sempre que a mãe for ao banheiro durante os primeiros quinze dias." Por ser em uma região mais delicada, o corte perineal também corre um risco maior de abrir.
Parto cesárea: "O corte da cesariana pode afetar alguns nervos e, por isso, a mãe pode sentir a barriga adormecida nos primeiros meses".A higiene do corte deve ser feita com água e sabão durante o banho. Caso a cicatriz fique avermelhada ou solte algum tipo de líquido, é preciso comunicar o médico.
Tempo de parto
Parto normal: dura quantas horas forem necessárias. O tempo dependerá da dilatação da gestante, da evolução das contrações e do tempo que o bebê levar para se encaixar no útero da mãe. "Pode variar tanto de uma mulher para outra como de um parto para outro com a mesma mãe".
Parto cesárea: dura cerca de uma hora, se não houver algum tipo de complicação. Esse tempo pode variar para um pouco mais ou um pouco menos, dependendo do estilo do médico.
Tempo de recuperação
Parto normal: imediatamente após o parto, a mulher já está disposta e caminhando. "Pode ser que ela sinta algum desconforto ao sentar durante a primeira semana, se tiver feito o corte perineal, mas isso não prejudicará a rotina", em 20 dias, poderá fazer qualquer atividade física.
Parto cesárea: após o parto cesárea, a mãe sente dificuldade em se levantar, caminhar e fazer movimentos bruscos com a região do abdômen. É preciso ficar internada por três dias no hospital, sem conseguir se levantar na maioria dos casos. Caso ela sinta muitas dores, é receitado um analgésico. Na cesárea, a gestante é proibida de fazer exercícios abdominais durante três meses.