Qual a diferença do pan-americanismo monroísmo e o bolivarismo?
Soluções para a tarefa
Resposta:
O pan-americanismo monroísta representa a visão norte-americana do Pan-Americanismo, bem distinta do bolivarismo e fundada a com a percepção do predomínio dos EUA sobre os demais Estados americanos. Sua primeira manifestação foi a Mensagem Presidencial de James Monroe enviada ao Congresso dos EÚA em 1823.
Explicação:
Resposta:
O pan-americanismo ou hispano-americananismo foi um movimento que visava unificar todos os territórios da América espanhola, formando um só Estado.
Bolivarianismo é um conjunto de doutrinas políticas que vigora em partes da América do Sul, especialmente na Venezuela. O termo bolivarianismo provém do general venezuelano do século XIX Simón Bolívar, libertador que liderou a luta pela independência em grande parte da América do Sul, e especificamente nos países historicamente bolivarianos (Bolivia, Colômbia, Peru, Equador, Panamá e Venezuela). Aqueles que se fazem chamar bolivarianos dizem seguir a ideologia expressa por Simón Bolívar nos documentos da Carta de Jamaica, o Discurso de Angostura e o Manifesto de Cartagena, entre outros documentos. Entre suas ideias estão a promoção da educação pública gratuita e obrigatória e o repúdio à intromissão estrangeira nas nações americanas e à dominação econômica europeia. Propõe, principalmente, a união dos países latino-americanos.[1]