qual a diferença do experimento de Pasteur e de Spallanzanni?
Soluções para a tarefa
Resposta: O Spallanzanni selou o recipiente do experimento não permitindo a entrada de oxigênio e, sem haver o aparecimento de microrganismos, quebrou o recipiente para que o oxigênio entrasse, o que fez com o que o Nedham (defensor da abiogênese) acreditasse que o oxigênio dava vida aos microrganismos mesmo depois de mortos.
O Pasteur fez o mesmo experimento, mas permitindo a entrada de ar, e viu-se que não foi possível a abiogênese e o oxigênio não era responsável por esses microrganismos aparecerem (ou reviverem).
Explicação:
O Pasteur se baseou no experimento de Spallanzanni e Nedham para explicar a biogênese
O Nedham, o primeiro a fazer experimentos, quis provar que era possível a abiogênese. Ele ferveu a água num recipiente contendo caldo de carne e fechou com uma rolha (como aquelas de vinho), com o tempo começou a aparecer microorganismo, assim, o Nedham fortaleceu sua ideia de abiogênese.
O Spallanzanni, querendo provar que a biogênese que era valida, usou o experimento de Nedham para fortalecer a ideia da biogênese. Ele pegou um recipiente contendo caldo de carne e, ao invés de fechar com rolha, ele selou usando fogo. Com o tempo observou-se que não apareceu microrganismos no caldo de carne. Logo, foi fortalecida a ideia do Spallanzanni. O Nedham insatisfeito disse que no experimento do Spallanzanni o caldo de caldo ferveu muito, e que matou os microrganismos, e pra provar ao contrario, o Spallanzanni quebrou a parte que foi selada, e observou-se que houve o aparecimento dos microrganismo novamente. .O Nedham procurou por outra forma de defender a abiogênese, e disse que depois que o Spallanzanni quebrou a parte do recipiente que foi selado entrou o oxigênio, que deu vida aos microrganismos.
O Spallanzanni não pôde refutar o ultimo argumento do Nedham, mas, algum tempo depois apareceu o Pasteur, que explicou o que o Spallanzanni não conseguiu.
O Pasteur se baseou nos dois experimentos anteriores para montar o seu e confirmar a biogênese. Ele pegou um recipiente com um "pescoço de cisne" ( parecendo um canudo) e colocou caldo de carne, assim, ele permitiu a entrada de ar pelo pescoço de cisne, e ferveu o liquido em seu interior. Notou-se que ao passar do tempo, não houve o aparecimento de microrganismos (refutando a ideia do Nedham de que o oxigênio que fez os microrganismos voltar a vida, coisa que o Spallanzanni não conseguiu).