Sociologia, perguntado por jessyelima, 1 ano atrás

qual a diferença do conceito sociológico e do conceito biológico de raça?

Soluções para a tarefa

Respondido por Usuário anônimo
210
O conceito de raça para a sociologia leva em conta aspectos culturais e étnicos de um povo, usando o termo para caracterizá-los. Entretanto, para a biologia, esse conceito aproxima-se mais de "subespécie". Portanto, biologicamente, é errada a abordagem que a sociologia faz das etnias. A ciência já demonstrou que o ser humano não tem diferenças expressivas no material genético que o dividiria em subespécies. Logo, é errado, sob esse aspecto, referir-se a raça branca ou negra, uma vez que o ser humano é composto por uma única raça.
Respondido por Matheusieti
26

Pelo entendimento do senso comum, o termo "raça" é utilizado para determinar grupos étnicos, o que possui um entendimento antiquado, pois os estudos genéticos já comprovaram que não existem subgrupos humanos, por isso, não se deve separar os grupos quando esse termo é aplicado.

Além disso, um outro sentido pode ser observado pela construção social, estabelecida pela raça humana, logo, esse termo também possui ambiguidade pois pode denotar ao racismo, quando na realidade a cultura é igual porém cada país com sua peculiaridade.

Saiba mais sobre a desigualdade de raça:

https://brainly.com.br/tarefa/3962252

Anexos:
Perguntas interessantes