qual a diferença de um mangue saudavel para um degradado
Soluções para a tarefa
Resposta:
Se você ouve a palavra "mangue" e só pensa em lama e caranguejo, pense outra vez. O mangue é um berço de vida, uma floresta à beira-mar cheia de segredos escondidos. É nele que espécies marinhas se alimentam e se reproduzem. Duas vezes por dia, as marés completam o ciclo da natureza.
Os olhos treinados do catador de caranguejo enxergam tudo isso e até um pouco mais. "Ele seria maior se tivesse água salgada", diz o pescador Reginaldo Mandelli. "Não fica bem esverdeada a cor dele. Ele tem um amarelão debaixo do corpo."
A mudança de cor preocupa o pescador, que trabalha há mais de 20 anos nos manguezais de Iguape, litoral sul de São Paulo. "A gente trabalha com o caranguejo macho. Então ele não consegue crescer muito, devido a água doce."
A água do mangue é salobra, ou seja, tem sal, mas em Iguape deveria ter mais. É que tem muita água doce que vem do rio Ribeira por um canal chamado Valo Grande.
De acordo com a professora de ecossistema de manguezal da UNESP, Marília Cunha Lignon, o canal foi aberto no século 19 e era para passar uma canoa, transportar o arroz do rio Ribeira dessa região para o porto de Iguape. Hoje, ele tem 300 metros de largura.