Qual a diferença de sujeito indeterminado e voz passiva sintetica?
alguem pode me explicar, com exemplos de preferencia!
pfv
obrigado
Soluções para a tarefa
Resposta:
É aquele que, embora existindo, não se pode determinar nem pelo contexto, nem pela terminação do verbo. Na língua portuguesa, há três maneiras diferentes de indeterminar o sujeito de uma oração:
a) Com verbo na 3ª pessoa do plural:
O verbo é colocado na terceira pessoa do plural, sem que se refira a nenhum termo identificado anteriormente (nem em outra oração):
Por exemplo:
Procuraram você por todos os lugares.
Estão pedindo seu documento na entrada da festa.
b) Com verbo ativo na 3ª pessoa do singular, seguido do pronome se:
O verbo vem acompanhado do pronome se, que atua como índice de indeterminação do sujeito. Essa construção ocorre com verbos que não apresentam complemento direto (verbos intransitivos, transitivos indiretos e de ligação). O verbo obrigatoriamente fica na terceira pessoa do singular.
Exemplos:
Vive-se melhor no campo. (Verbo Intransitivo)
Precisa-se de técnicos em informática. (Verbo Transitivo Indireto)
No casamento, sempre se fica nervoso. (Verbo de Ligação)
Resposta:
Não devemos confundir o sujeito indeterminado, com o índice de indeterminação de sujeito se, com a voz passiva sintética que é formada com o pronome apassivador.
Exemplo de voz passiva:
Compram-se livros.
→ A oração, com verbo na voz passiva sintética, possui sujeito expresso. Onde se é pronome apassivador. O sujeito é facilmente visível quando ela é transposta para a voz analítica:
→ Livros são comprados. → livro é o sujeito.
Exemplo de sujeito indeterminado:
Compra-se livros.
→ Com o entendimento de: Alguém compra livros.
→ Com o verbo no singular, surge um novo entendimento para a oração. A palavra se, com verbo transitivo direto, assume a função de índice de indeterminação do sujeito, pois, em caso contrário, o verbo teria que concordar em número com o sujeito.