Geografia, perguntado por aparecidasousal1973, 1 ano atrás

qual a diferença de metrópoles,megalópoles e megacidades?

Soluções para a tarefa

Respondido por Usuário anônimo
0
Metrópole

O termo metrópole, do grego que significa "cidade mãe", foi inicialmente aplicado aqueles lugares de onde os colonizadores partiam em direção à outras terras, as quais viriam a ser colonizadas. Desde então, tornou-se um termo utilizado para descrever grandes cidades que são elementos chave para as atividades socioeconômicas regionais e nacionais, compartilhando muitas das mesmas características que uma cidade global.

No entanto, a grande diferença entre os dois termos está na menor relevância que uma metrópole possui no contexto internacional. A baixa qualidade de vida, o subdesenvolvimento e a carência de infraestruturas básicas podem afetar diretamente o status de uma metrópole como uma cidade global. Como resultado, uma cidade global é sempre uma metrópole - mas uma metrópole não sempre pode ser considerada uma cidade global. Cairo e Lagos são exemplos disso, apenas metrópoles.
Megacidade

"Megacidade" é uma expressão muito menos subjetiva e tem sido utilizada para descrever cidades com mais de uma certa quantidade de habitantes. O termo foi documentado pela primeira vez pela Universidade do Texas em 1904. Aparentemente clara, a definição possui alguma ambiguidade, pois diferentes organizações sugerem critérios diferentes. Uma cidade com mais de 10 milhões de habitantes é a definição mais comum; no entanto, outros incluem áreas urbanas com apenas 8 milhões de habitantes e também aquelas cidades que contam com uma densidade populacional de 2000 habitantes por quilômetro quadrado.

Nova Iorque foi a primeira megacidade moderna a receber tal título, quando ultrapassou a marca de 10 milhões de habitantes em 1936. A tendência, naquele momento, era que muitas dessas cidades aparecessem em áreas tradicionalmente desenvolvidas - como Paris, Londres e Tóquio. No entanto, durante às últimas décadas houve uma mudança de direção considerável. Quase 70% das atuais 47 megacidades do mundo se encontram na Ásia, e esse número deve aumentar nos próximos anos à medida que o continente continue seu processo de urbanização acelerada. Hoje, as cinco cidades mais populosas do mundo são Tóquio, Xangai, Jacarta, Delhi e Seul.



Megalópole

Um aglomerado de cidades interconectadas é aquilo que podemos chamar de uma megalópole, termo usado pela primeira vez no início do século XX. Este amontoado de cidades pode ser resultado de uma grande variedade de razões, considerando ainda que certas áreas tendem a se desenvolver mais do que outras. A geografia pode desempenhar um papel importantíssimo na definição de uma megalópole, assim como sistemas eficientes de transporte internacionais e regionais. O crescimento econômico subseqüente de uma megalópole pode ter, mas não sempre, um impacto positivo em toda a sua área de influência. Um dos primeiros exemplos de uma megalópole surgiu na costa nordeste dos EUA, de Boston a Washington - a Megalópole Bos-Wash. Assim como as megacidades, no entanto, há mais dessas regiões se desenvolvendo na Ásia do que em qualquer outro lugar do mundo, como o Delta do Rio das Pérolas na China e a área metropolitana unificada de Jacarta-Bandung, na Indonésia.








Perguntas interessantes