Qual a diferença de hipovitaminose, hipervitaminose e avitaminose
Soluções para a tarefa
Hipovitaminose : É a deficiência de vitamina A , ou seja quantidade insuficiente dela no seu organismo Hipervitaminose : Quantidade excessiva de uma ou mais vitamina no organismo Avitaminose : qualquer doença causada pela carência de uma ou várias vitaminas :)
Resposta:
Hipovitaminose: Tendência a hemorragias.
Hipervitaminose: Dispnéia e Hiperbilirrubinemia.
Vitaminas Hidrossolúveis
Vita c
Funções: Antioxidante, cicatrizante, atua no crescimento e manutenção dos tecidos corporais, incluindo matriz óssea, cartilagem, colágeno e tecido conjuntivo.
Fontes alimentares: Frutas cítricas, frutas vermelhas, maçã, tomate, batata inglesa, batata doce, repolho, brócolis.
Hipovitaminose: Pontos hemorrágicos na pele e nos ossos, capilares fracos, articulações frágeis, dificuldade de cicatrização de feridas, sangramento de gengivas.
As frutas exóticas também são excelentes fontes de vitamina C.
Vitaminas do Complexo B
As vitaminas do complexo B compreendem oito vitaminas, são elas
Tiamina (B1)
Funções: Liberação de energia dos carboidratos, gorduras e álcool.
Fontes: Gérmen de trigo, ervilha, levedura, cereais matinais fortificados, amendoim, fígado, batata, carne de porco e vaca, fígado, grãos, leguminosas.
Hipovitaminose: Beribéri (dor e paralisia das extremidades, alterações cardiovasculares e edema), anorexia, indigestão, constipação, atonia gástrica, secreção insuficiente de ácido clorídrico, fadiga, apatia geral, enfraquecimento do músculo cardíaco, edema, insuficiência cardíaca e dor crônica no sistema músculo-esquelético.
Hipervitaminose: Pode interferir na absorção de outras vitaminas do complexo B.
Riboflavina (B2)
Funções: Disponibiliza a energia dos alimentos, crescimento em crianças, restauração e manutenção dos tecidos.
Fontes: Iogurte, leite, queijo, fígado, rim, coração, gérmen de trigo, cereais matinais vitaminados, grãos, peixes oleosos, levedura, ovos, siri, amêndoa, semente de abóbora, vegetais.
Hipovitaminose: Queilose (rachaduras nos cantos da boca), glossite verdes, ovos, alcachofra, batata, aspargos.
Hipovitaminose: Fraqueza, pelagra, anorexia, indigestão, erupções na pele, confusão mental, apatia, desorientação, neurite.
Ácido Pantotênico (B5)
Funções: Transformação da energia de gorduras, proteínas e carboidratos em substâncias essenciais como hormônios e ácidos graxos.
Fontes: Fígado, rim, gema do ovo, leite, gérmen de trigo, amendoim, nozes, cereais integrais, abacate.
Hipovitaminose: Doenças neurológicas, cefaleia, cãibras e náuseas.
Piridoxina (B6)
Funções: Desempenha papel no sistema nervoso central, participa no metabolismo dos lipídios, na estrutura da fosforilase e no transporte de aminoácidos através da membrana celular.
Fontes: Gérmen de trigo, batata, banana, vegetais crucíferos, castanhas, nozes, peixe, abacate, semente de gergelim.
Hipovitaminose: Anomalias do sistema nervoso central, desordens da pele, anemia, irritabilidade e convulsões.
Hipervitaminose: Ataxia e neuropatia sensorial.
Biotina (B8)
Funções: Produção de energia através dos alimentos, síntese de gorduras, excreção dos resíduos de proteínas.
Fontes: Gema de ovo, fígado, rim, coração, tomate, levedura, aveia, feijão, soja, nozes, alcachofra, ervilha e cogumelo.
Hipovitaminose: Alterações cutâneas.
Folato (B9) - Ácido Fólico
Funções: Atua como coenzima no metabolismo dos carboidratos, mantém a função do sistema imunológico, juntamente com a vitamina B12, está presente na síntese de DNA e RNA, além de participar na formação e maturação de células do sangue.
Fontes: Vegetais folhosos verdes, fígado, beterraba, gérmen de trigo, cereais vitaminados, nozes, amendoim, grãos, leguminosas.
Hipovitaminose: Anemia megaloblástica, lesões de mucosas, má formação do tubo neural, problemas de crescimento, transtornos gastrointestinais, alterações na morfologia nuclear celular.
Cobalamina (B12)
Funções: Atua como coenzima no metabolismo dos aminoácidos e na formação da porção heme da hemoglobina; essencial para a síntese de DNA e RNA; participa na formação de células vermelhas do sangue.
Fontes: Alimentos de origem animal, fígado, rim, carne magra, leite, ovos, queijo, leveduras.
Hipovitaminose: Anemia perniciosa, anemia megaloblástica, distúrbios gastrointestinais.
Licenciada em Ciências Biológicas (2010) e Mestre em Biotecnologia e Recursos Naturais pela Universidade do Estado do Amazonas/UEA (2015). Doutoranda em Biodiversidade e Biotecnologia pela UEA.
VEJA TAMBÉM
Alimentos de origem mineral
Pirâmide Alimentar
Sais Minerais
Enzimas
Membrana Plasmática
Proteínas
O que são os Ácidos Nucleicos?
Vitamina A
Explicação:
As principais fontes de vitaminas são as frutas, verduras, legumes, carne, leite, ovos e cereais. A carência parcial de vitaminas é chamada de hipovitaminose, enquanto que o excesso de ingestão de vitaminas é denominado hipervitaminose. Avitaminose é a carência extrema ou total de vitaminais.